Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Onze truques para ajudar o seu filho a ter um melhor ano escolar

Conheça os truques aprovados e recomendados por professores.

Onze truques para ajudar o seu filho a ter um melhor ano escolar
Notícias ao Minuto

11:03 - 04/09/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Educação

Com certeza que vai querer ter todas as condições para o seu filho ter um bom regresso às aulas e um ano escolar ainda melhor do que os anteriores.

Além do material escolar, é preciso que em casa também aposte em formas de facilitar o estudo e a organização do seu filho.

O site Reader’s Digest revelou 11 truques aprovados e recomendados pelos professores para se certificar de que o seu filho está pronto para ter muito sucesso neste ano escolar:

1. Prepare um local para o seu filho fazer os trabalhos de casa. Seja uma secretária no quarto ou no canto da sala, mas certifique-se de que o seu filho tem um local específico para estudar e fazer os trabalhos de casa – longe da televisão e outras distrações, de preferência.

2. Inscreva o seu filho em atividades extracurriculares. Os treinos de futebol ou as aulas de música podem ajudar o seu filho a desenvolver capacidades sociais e criatividade que depois o ajudem a ter melhores notas.

3. Dê-lhe uma boa rotina de sono. Estabelecer a hora de ir para a cama pode ser chato, mas é muito necessário para que o seu filho durma o suficiente para ter energia física e mental para ter um bom desempenho na escola.

4. Encoraje a leitura. Independentemente do que o seu filho queira ler, encoraje o hábito da leitura.

5. Dê-lhe tarefas. Dar tarefas aos seus filhos e prazo para as realizar vai ajudá-los a aprender e gerir o tempo.

6. Dê-lhe material escolar que ele/ela adore. Por vezes são as pequenas coisas que podem trazer mais motivação para regressar à escola. Seja um caderno giro, uma agenda ou uma borracha com um formato engraçado. Perceba qual é aquele material que o seu filho realmente adoram e tente dar-lhe esse material.

7. Torne-se frequentador de bibliotecas, livrarias ou cafés com livros. Além de assim, o seu filho se sentir mais familiarizado com os livros, poderá descobrir as suas áreas de interesse, que depois poderá alimentar com requisições ou compras de livros.

8. Dê-lhe alguma independência e espaço. Nada de estar sempre em cima do seu filho enquanto ele faz os trabalhos de casa ou de lhe estar sempre a preparar a mochila. Deixe-o à vontade para pedir ajuda, mas promova a capacidade dele de fazer as coisas sozinho.

9. Tenha material extra sempre à mão. É bem provável que a cola e os marcadores desapareçam ou acabem ainda antes de chegar ao Natal. Tenha material extra disponível para lhe ir dando quando algum termina ou se perde.

10. Deixe-o ser criança. Os momentos de brincadeira e de descanso são importantes para a saúde mental do seu filho, bem como para a sua aprendizagem, competências sociais e emocionais e criatividade.

11. Mostre-lhe o seu entusiasmo pela educação. Quando os pais têm uma paixão por estar sempre a aprender mais, isso pode contagiar os filhos. O contrário também é verdade, portanto, mesmo que não gostasse assim tanto da escola, mostre-lhe como acha a educação importante e como gosta de aprender agora.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório