Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Cinco mitos e verdades sobre a arritmia cardíaca

Palpitações, desmaios e tonturas são alguns dos sintomas.

Cinco mitos e verdades sobre a arritmia cardíaca
Notícias ao Minuto

14:14 - 01/09/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Carreira

Sentir o coração a bater fora do ritmo, como se tivesse uma “batedeira” dentro do peito, pode ser sinal de arritmia cardíaca.

A condição, que altera o ritmo dos batimentos cardíacos, é uma das principais causas de morte súbita. A partir de um diagnóstico adequado, é possível reduzir os seus riscos. Sendo que para cada tipo de arritmia há um tratamento diferente, que aumenta as probabilidades de cura do paciente.

O cardiologista Enrique Pachón, responsável pelo Serviço de Arritmias Cardíacas do HCor – Hospital do Coração revela cinco mitos e verdades sobre esta doença:

As arritmias podem ser prevenidas? Verdade. É fundamental adotar hábitos de vida saudáveis, como ter uma dieta equilibrada, evitar o cigarro e o excesso de bebidas alcoólicas, além de fazer exercício físico regularmente. “O ideal é que, pelo menos uma vez por ano, sejam feitos exames preventivos. Palpitações ou batimentos irregulares são sinais de atenção”, explica Dr. Pachón.

Há diferentes tipos de arritmia? Verdade. Existem arritmias benignas e malignas. As benignas, geralmente, provocam sintomas desagradáveis como palpitações, mas não colocam o paciente em perigo de vida. Já as malignas podem levar o paciente à morte súbita rapidamente. Ambas podem ocorrer também na total ausência de sintomas.

A palpitação é o único sintoma da arritmia? Mito. Além da palpitação, desmaios e tonturas, segundo Dr. Pachón, são sintomas frequentes e devem despertar a atenção. “Confusão mental, fraqueza, tensão baixa e dor no peito são menos comuns, mas podem manifestar-se. No entanto, muitos casos são assintomáticos, o que aumenta o seu risco, pois, sem sintomas, o paciente não procura atendimento médico”, explica.

A morte súbita só ocorre se se fizer muito esforço físico? Mito. A doença ataca indivíduos independentemente da faixa etária ou sexo. A maior percentagem de ocorrência está no grupo de pessoas que sofrem de doenças cardíacas, entre as que já sofreram paragem cardíaca e naqueles que têm histórico familiar, como pais, avós, tios, irmãos, etc. O exercício físico realizado corretamente e na quantidade adequada, é uma ótima forma de prevenir muitos problemas cardíacos.

A morte súbita pode ser evitada? Verdade. Em muitas vítimas, a morte súbita é reversível, se tratada rapidamente. Quando as manobras de reanimação cardio-pulmonar são realizadas no período entre cinco a sete minutos após a paragem cardíaca, a probabilidade de sobrevida é maior que 50%. O local onde mais ocorrem estas mortes é no domicílio do paciente e não nos hospitais. A população deveria estar preparada para responder a uma paragem cardíaca, o que é possível a partir de manobras muito simples. Isso evitaria a perda de muitas vidas diariamente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório