Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Afinal, mulheres são mais resistentes do que os homens

Estudo levado a cabo no Canadá vem reforçar a ideia de que as mulheres sentem menos cansaço do que os homens no pós-exercício.

Afinal, mulheres são mais resistentes do que os homens
Notícias ao Minuto

18:15 - 28/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Inês Henriques é uma das provas vivas de que não há desportos exclusivos para homens, nem desportos exclusivos para mulheres. A portuguesa sagrou-se campeã do mundo dos 50 kms de marcha, uma modalidade que, até à data, era quase exclusiva do sexo masculino.

A ideia de que há exercícios que são melhores para um género do que para o outro é já antiga, mas a ciência tem conseguido provar o contrário e um recente estudo da University of British Columbia vem disser isso mesmo.

Depois de terem desafiado oito homens e nove mulheres a repetir 200 vezes um exercício de flexão do pé, os investigadores concluíram que são os homens quem ficam mais cansados, apontando, assim, um maior índice de resistência ao sexo feminino. Apesar de os homens terem começado com mais fôlego e rapidez, o cansaço bateu-lhes primeiro à porta, comprometendo a performance final, visto que os níveis de energia diminuíram 15% mais do que nas mulheres.

O exercício em causa parece simples, mas é um dos movimentos mais comuns no ato de corrida, exigindo um esforço maior à medida que se vai treinando.

Diz o estudo, citado pelo El Confidencial, que se os corredores quiserem exceder a marca da maratona (os 42 km), há uma grande probabilidade de ser uma mulher a ir mais longe.

Segundo o mentor da investigação, o cientista Brian Dalton, que era já sabido que "as mulheres se cansam menos durante os testes isométricos", isto é, exercícios estáticos em que os músculos não se mexem, contudo, este novo estudo vem mostrar o mesmo nos exercícios mais dinâmicos, onde se inclui a corrida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório