Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Pó de talco e cancro. Seis factos sobre esta relação

Depois de a Johnson & Johnson ter sido condenada a pagar uma multa quase milionária devido a um caso de cancro nos ovários causado pelo uso continuado de pó de talco, a imprensa internacional decidiu passar a pente fino esta relação potencialmente perigosa.

Pó de talco e cancro. Seis factos sobre esta relação
Notícias ao Minuto

10:00 - 28/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

O pó de talco é um dos produtos mais usados e dos que mais se adapta às várias fases da vida. Entre as suas 'mil e uma' finalidades, este talco pode ser aplicado em bebés, serve para atenuar odores nos sapatos, suaviza a pele e é ainda de aliado na higiene feminina, contudo, o risco de toxicidade é real, assim como a propensão para o aparecimento de determinadas doenças.

Falar em pó de talco sem mencionar o recente caso que envolve a Johnson & Johnson - empresa condenada a pagar uma multa quase milionária devido a um caso de cancro nos ovários causado pelo uso do seu talco em pó - é quase impossível e, por isso mesmo, foram vários os órgãos de comunicação internacionais que decidiram passar a pente fino tudo o que se sabe sobre esta relação potencialmente perigosa e tudo o que a ciência tem vindo a descobrir sobre o impacto deste 'pó branco' na saúde humana.

A revista norte-americana Cosmopolitan falou com alguns especialistas sobre o tema e, embora não existam dados científicos que provem com 100% de certeza que o uso de pó de talco aumenta o risco de cancro nos ovários, listou aqueles que são os factos a ter em conta. Eis alguns:

1 - Antes dos anos 70, alguns talcos para bebé estavam contaminados com amianto cancerígeno, um componente que faz parte da composição original do mineral que dá vida ao talco tal como o conhecemos. À data, vários estudos associavam este produtos a alguns cancros de pulmão.

2 - Nos dias de hoje, o pó de talco continua a ser feito de talco, que está associado de forma independente ao cancro do ovário, especialmente quando usado a nível vaginal. Apesar de não existir uma relação direta, alguns estudos apontam para um potencial risco, como destaca a médica ginecologista Ana Tergas, também docente no Centro Médico da Universidade de Columbia.

3 - O uso de pó de talco não é totalmente desaconselhado, contudo, não se sabe quanto pó é demasiado pó, algo que pode dificultar a perceção de exagero e a possível ligação entre o produto e alguns problemas de saúde. Porém, a médica recomenda que o pó de talco não seja usado diariamente ou por um longo período de tempo, especialmente se existir um histórico familiar de problemas causados pelo pó de talco.

4 - Mais do que o pó de talco, a genética e a idade são os fatores que mais podem desencadear o cancro nos ovários.

5 - O pó de talco rotulado 'para bebé' não é mais seguro do que aquele que é rotulado apenas como pó de talco'.

6 - O pó de talco não é o único produto que tem talco na sua composição. Também alguns produtos de maquilhagem podem conter este mineral.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório