Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Mitos e verdades sobre o uso de sabonetes íntimos

Por ser um produto de uso específico, deve ser suave, que remova restos de células.

Mitos e verdades sobre o uso de sabonetes íntimos
Notícias ao Minuto

17:46 - 27/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Higiene

Forte aliado na saúde da mulher, o sabonete íntimo não deve, contudo, ser utilizado de forma incorreta, pois pode causar problemas. Por ser um produto de uso específico deve ter componentes suaves que removam os restos de células, gorduras e sujidades da região vaginal sem atacar, no entanto, a camada de proteção que permite a transpiração e, ao mesmo tempo, preserva a pele hidratada.

Um produto com componentes não suaves põe em risco a flora vaginal e, consequentemente, deixa a pele vulnerável a infecções e a situações como desconforto, irritação e comichões.

Por essa razão, a mulher deve atentar em algumas características importantes dos sabonetes íntimos, como a classificação hipoalergénica e a informação de que é dermatologicamente testado.

"Os sabonetes íntimos são válidos porque possibilitam a mulher fazer uma higiene adequada na região vaginal, sem agressões. É interessante porque a água sozinha não retira toda a sujidade nem todas as células mortas. A água é simplesmente água", explica a ginecologista Patrícia de Rossi, membro da Comissão Editorial da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP), que afirma ainda que o produto pode ser usado diariamente.

No período menstrual, Patrícia de Rossi diz que é até melhor que o uso do sabonete líquido seja intensificado.

“Sabemos que só o papel higiénico não resolve, pois às vezes não limpa, apenas absorve. Os sabonetes íntimos oferecem uma sensação de frescura, de limpeza. Outro aliado da mulher são as toalhitas de higiene íntima, que servem para complementar essa higiene. É uma alternativa interessante, principalmente se estiver fora de casa e não tiver como se lavar. No entanto, é preciso ter em atenção o tipo de toalhitas que está a usar . Algumas não são indicados para a região vaginal e agridem a pele”, alerta a ginecologista.

Em relação à menopausa, que tende a deixar a pele da vulva mais seca, Patrícia esclarece que a mulher ainda pode usar outro produto caso sinta uma sensação constante de comichão: um creme hidratante. “Não há problema nenhum, desde que o aplique na região que tem pele (grandes lábios). Tanto o sabonete quanto o hidratante só devem ser aplicados na região externa. Algumas pessoas acham que este tipo de produto é necessário para equilibrar o pH da vagina, mas não é verdade. A vagina elimina naturalmente as células desnecessárias. É importante dizer que devem ser aplicados no mesmo sentido, da frente para trás”.

É fundamental esclarecer também que os sabonetes íntimos não tratam infecções. Portanto, se a mulher sofrer de algum problema, a recomendação é que procure um médico e se não for fã dos sabonetes íntimos industrializados, saiba que existem alternativas naturais, como é o caso dos cosméticos vegans.

"Quanto menos componentes [o produto tiver], menor é a possibilidade de causar alergias", remata a especialista.

DICAS

• Optar por sabonete líquido, que não possa ser partilhado com outras pessoas, pois, no caso dos produtos em barra, é normal ficarem resíduos do local onde foi usado

• Existem alguns sabonetes com perfumes ou neutralizadores de odores. Se não causar irritação, não há problema nenhum em usá-los

• Utilizar sempre sabonetes e toalhitas de higiene íntima que não contenham álcool

• Saber se o produto é específico para a região genital

• Evitar produtos bactericidas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório