Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Quatro conselhos para manter a segurança alimentar no verão

O calor pede churrascos e piqueniques, mas também pede cuidados para evitar o risco de contaminação.

Quatro conselhos para manter a segurança alimentar no verão
Notícias ao Minuto

11:02 - 25/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Alimentação e Saúde

A intoxicação alimentar não é brincadeira. Pode provocar sintomas muito incómodos, exigir atenção médica e até, em casos raros, levar à morte.

Recentemente revelamos-lhe os grandes erros que comete e que o podem estar a expôr ao risco de intoxicação alimentar, agora falamos-lhe dos conselhos que deve seguir para manter a segurança alimentar no verão, que pelas altas temperaturas e cozinhados ao ar livre aumenta o risco de intoxicação alimentar:

A revista Time revela que uma das coisas essenciais que deve manter é a limpeza. Lavar as mãos, as superfícies e os alimentos é uma das melhores formas de prevenir a contaminação pela alimentação. Se for fazer um piquenique num local sem água corrente, o melhor é levar todos os alimentos já lavados.

Separe a comida crua. Vai fazer um churrasco com carne, peixe ou marisco? Não se esqueça de manter estes alimentos crus bem longe dos aperitivos, saladas e outros alimentos que não vão ser cozinhados. E, claro, separe os tipos de carne e o peixe. Não é só no transporte que estes alimentos precisam de ser separados, também não deve juntar na grelha ou no prato carne crua com cozinhada, sob risco de contaminação.

Para conseguir matar todas as bactérias também é importante cozinhar bem a comida. Nada de bifes mal passados num churrasco ao ar livre. Usar um termómetro é a melhor forma de saber se a sua comida já está bem cozinhada.

Leve uma geleira e mantenha aí o máximo possível a comida que precisa ou pode estar fria. Os cestos de piquenique podem ser muito giros, mas se não vai manter a seu comida a uma temperatura segura, uma vez que vai absorver o calor. Uma vez que depois de passar mais de duas horas ao calor no ar livre a comida de piquenique deve ser deitada fora, pois pode estar contaminada, o melhor é mesmo usar o cesto só para os utensílios e levar a comida numa geleira bem selada.

Para manter a geleira fresca mantenha-a longe da luz solar direta, não a coloque no porta-bagagens, uma vez que é a parte mais quente do carro e leva-a cheia preenchendo possíveis espaços com gelo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório