Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

'Lagom', o segredo por trás da felicidade sueca e de que todos precisamos

Depois do 'hygge' dinamarquês, o ‘lagom’ sueco poderá tornar-se no novo estilo de vida sensação.

'Lagom', o segredo por trás da felicidade sueca e de que todos precisamos
Notícias ao Minuto

18:30 - 24/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estilo de vida

O 'hygge', a obsessão pelo acolhedor e confortável vinda da Dinamarca, foi um dos firmes candidatos a palavra do ano 2016. Para este ano surge um nova estilo de vida escandinavo que também promete conquistar muita gente: vem da Suécia e chama-se ‘lagom’ (pronuncia-se ‘laghum’).

As modas até podem aparecer e desaparecer, mas o conceito do ‘lagom’ é algo que nos faz falta absorver e adotar no século XXI. Num altura em que as pressões sociais parecem estar um pouco por todo o lado, o stress no trabalho está muitas vezes a rebentar a escala e a nossa vida é uma correria, o ‘lagom’ convida-nos a “evitar o excesso e a limitação extremos, o que nos permite entender melhor o que nos faz felizes e o que funciona para o nosso bem-estar mental”, segundo resume o psicólogo Niel Eék num artigo da BBC.

O que é muitas vezes interpretado como indiferença ou frieza escandinava esteriotipada é na verdade o ‘lagom’, que apesar de não ter tradução para outras línguas quererá vagamente dizer “a quantidade certa”, “moderação” ou “menos é mais”, dependendo dos contextos.

Mas o que é que isto quer dizer? É não fazer o que é desnecessário ou supérfluo. Ou seja, se está numa fila que está a demorar muito, para quê discutir e mostrar-se muito chateado se lá vai continuar, não resolverá nada e só estará a incomodar as outras pessoas? Para quê ficar a trabalhar horas e horas depois da sua hora de saída se pode estar mais atento nas horas efetivas de trabalho, pode planear melhor os seus dias e até delegar algumas tarefas?

A ideia é promover a calma e desincentivar tudo o que é desnecessário, seja em termos de esforço, stress ou limitações. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório