Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Nova ressonância magnética poderá prevenir um em cada quatro AVC

A nova técnica permite aos médicos procurar a acumulação de placas de gordura dentro das artérias, prevendo se os pacientes estão em risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Nova ressonância magnética poderá prevenir um em cada quatro AVC
Notícias ao Minuto

13:35 - 24/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Todos os anos cerca de 25 mil casos de AVC ocorrem quando as placas de gordura acumuladas nas artérias (cujo termo médico é arterosclerose) se rompem e bloqueiam as artérias.

Uma revolucionária técnica de ressonância magnética desenvolvida por cientistas da Universidade de Oxford poderá ser usada no futuro para prevenir cerca de um em cada quatro casos de AVC, segundo reporta o Daily Mail.

Isto porque esta técnica permite aos médicos verificar a acumulação de placas de gordura dentro das artérias. Quando alguém sofrer um mini-AVC poderá ser submetido a este exame indolor e se se verificar a acumulação de placas de gordura os especialistas podem decidir operar a pessoa para remover estas placas, prevenindo assim um AVC mais grave e potencialmente fatal no futuro.

Até agora este exame só detetava acumulações mesmo muito grandes de gordura, mas esta nova técnica também permite detetar as placas de gordura mais pequenas – que, na verdade, podem ser mais perigosas porque são mais propensas a ruturas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório