Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

O seu telemóvel pode ser dez vezes mais sujo do que uma tampa de sanita

Usa o telemóvel à mesa enquanto come? Este artigo pode fazê-lo mudar de ideias.

O seu telemóvel pode ser dez vezes mais sujo do que uma tampa de sanita
Notícias ao Minuto

08:02 - 24/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

A maior parte das pessoas nem dá conta, mas acaba por usar o smartphone em todo o lado, desde quando vai à sanita ou anda nos transportes públicos até quando está à mesa a comer. Este artigo pode fazê-lo mudar de ideias.

Porquê? Porque um estudo descobriu que os telemóveis contêm dezenas de milhares de bactérias e outro revela que podem ter até 10 vezes mais bactérias e germes do que uma tampa de sanita – o objeto que para muitos continua a ser o mais sujo de sempre.

Como reporta a revista Time, um grupo de investigadores da Universidade de Tartu, na Estónia, analisou os telemóveis de estudantes do ensino secundário e descobriu que estes dispositivos podem abrigar mais de 17 mil cópias de genes bacterianos.

Outro estudo, realizado por investigadores da Universidade do Arizona, revela que os telemóveis podem ter dez vezes mais bactérias do que uma tampa de sanita, não só porque são limpos muito menos vezes (ou mesmo nenhuma), como o próprio material pode permitir uma maior sobrevivência destes organismos.

Para evitar possíveis contágios o melhor que pode fazer é lavar as mãos mais vezes e manter o telemóvel longe de locais potencialmente contaminantes – como a casa de banho, os hospitais ou os transportes públicos, por exemplo. Pode e deve ainda tentar desinfetar este aparelho, uma vez por mês, com um tecido microfibra e uma combinação de 60% água e 40% álcool isopropílico (que não danifica os materiais do telemóvel).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório