Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Saiba porque nunca deve tomar comprimidos sem água

Há outros riscos para além da asfixia.

Saiba porque nunca deve tomar comprimidos sem água
Notícias ao Minuto

13:32 - 22/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Praticamente toda a gente em algum momento já tomou um comprimido sem água – seja pela pressa, pela preguiça ou pela falta de água por perto – mas pode consequências que até podem pôr a sua vida em risco.

Bebemos água (ou outro líquido) quando tomamos comprimidos não só para que sejam mais fáceis de engolir, mas também porque impede que o comprimido fique preso no esófago, o que pode provocar grande desconforto e mesmo complicações para a saúde.

Ao site da Reader’s Digest Canada Jennifer Caudle, médica de família e professora de medicina familiar na Rowan University-School of Osteopathic Medicine, explicou que “a medicação que fica alojada no esófago é propensa a provar inflamação e irritação. Isto pode provocar inúmeros sintomas desde azia e dor no peito a esofagite, ou até buracos e hemorragia”.

Um vez que não existem nervos de de dor em algumas partes do esófago, é possível que não se aperceba dos sintomas logo e seja difícil perceber se de facto conseguiu engolir o medicamento ou este ficou ali alojado.

A especialista acrescenta que alguns medicamentos comuns, como os tomados para tratar osteoporose, antibióticos e analgésicos de venda livre podem provocar ainda mais danos do que outros se ficarem alojados no esófago ou na garganta. O mesmo acontece com suplementos de vitamina C e ferro, que podem queimar e perfurar o esófago.

Para evitar riscos o melhor é mesmo beber água ou chá frio para tomar os comprimidos e fazê-lo sempre de pé ou sentado, nunca deitado. Para se certificar que o comprimido teve tempo de passar o esófago também se recomende que o tome mais de 15 minutos antes de ir para a cama ou de se deitar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório