Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Pílula contracetiva ligada a menor risco de artrite reumatoide

Estudo revela que este método contracetivo feminino pode ter um efeito colateral benéfico.

Pílula contracetiva ligada a menor risco de artrite reumatoide
Notícias ao Minuto

19:59 - 21/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Estudo revela que além de prevenir a gravidez, a pílula contracetiva pode ainda ajudar a diminuir o risco de as mulheres desenvolverem artrite reumatoide.

O estudo sueco publicado na revista Annals of the Rheumatic Diseases revelou que as mulheres que tomavam a pílula contracetiva há mais de sete anos tinham 19% menos risco de desenvolver artrite reumatoide.

Além disso, como reporta o Indian Express, o risco era 15% mais baixo em mulheres que atualmente tomam a pílula contracetiva e 13% menor em mulheres que já fizeram este tipo de contraceção no passado.

Estes conclusões mantiveram-se independentemente de o teste para anticorpos antipeptídeo citrulinado (ACPA, na sigla em inglês) ter dado positivo ou negativo. Os anticorpos antipeptídeo citrulinado geralmente indicam o risco de uma pessoa desenvolver artrite reumatoide.

Para este estudo a equipa de investigadores da Suécia analisou a possível relação entre o desenvolvimento da doença e a toma de pílula e/ou amamentação (que também se mostrou uma prática protetora contra a artrite) em 2.578 mulheres adultas que tiveram pelo menos um filho e 4.129 mulheres selecionadas aleatoriamente, que formaram o grupo de comparação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório