Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sete dicas para combater a obesidade infantil

Apostar em alimentos coloridos, na apresentação dos pratos, dar bons exemplos e até mostrar a preparação das refeições são algumas das estratégias para incentivar hábitos saudáveis na dieta das crianças.

Sete dicas para combater a obesidade infantil
Notícias ao Minuto

19:25 - 18/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde Infantil

O excesso de peso e a obesidade têm ganhado destaque no cenário epidemiológico mundial, não só em função da sua prevalência crescente, mas, principalmente, por estarem associados a uma série de prejuízos para a saúde.

O crescimento da obesidade no grupo de crianças e adolescentes é algo que tem assustado as autoridades mundiais. Mudanças no padrão da alimentação e da atividade física, em conjunto com fatores biológicos, comportamentais e ambientais favorecem esse aumento.

A gerente de Nutrição do HCor (Hospital do Coração), Rosana Perim, alerta: “Não se trata apenas de uma questão estética. Crianças obesas têm mais probabilidades de serem adultos obesos e, consequentemente, de apresentarem as complicações de saúde ligadas ao excesso de peso, como enfarte, AVC, diabetes e síndrome metabólica”, esclarece a nutricionista.

Portanto, cuidar da alimentação é algo que deve ser feito sempre. Quando a criança é educada seguindo um estilo de vida saudável, ela tem mais probabilidades de seguir esse exemplo para o resto da vida. Mas como dar um bom exemplo, quando existem tantos apelos para os alimentos industrializados e ultraprocessados?

A nutricionista do HCor explica que é preciso criar truques para tornar a alimentação saudável mais atraente. "A dica é apostar nas cores dos alimentos, experimentar novas preparações e transformar as refeições em momentos agradáveis em família. Comer com moderação e sem proibições é perfeitamente possível, desde que haja orientação dos especialistas”, ressalta Perim.

Desde cedo, a criança deve ser incentivada a fazer entre cinco e seis refeições por dia - pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e um pequeno lanche antes de dormir -, beber bastante água e evitar o consumo de alimentos como snacks salgados, doces, sandes, refrigerantes e sumos industrializados.

Dicas da nutricionista do HCor para incentivar hábitos saudáveis nos pequenotes:

- Alimentos coloridos: Aposte em cores variadas para tornar o prato mais atraente. A apresentação dos alimentos é uma das formas de aumentar o apetite da criança.

- Transforme a comida numa brincadeira: Envolva a criança na escolha e na preparação dos alimentos, e transforme isso em algo atraente para ela. Por exemplo: Leve a criança ao supermercado, mercado e feira para ajudá-la nas compras de frutas, verduras e legumes, permitindo que ela mostre as suas preferências.

- Refeição em família: É importante que os pais façam as refeições junto dos seus filhos. A criança observa tudo o que os pais fazem e tenta copiar. Não adianta obrigar a criança a comer algo que você não consome.

- Importância da alimentação: Na medida do possível, explique à criança a função dos alimentos, bem como a importância de cada grupo alimentar.

- Insistir com as novidades: Sempre que possível introduza novos alimentos nas refeições dos mais novos. Nem sempre a criança aceita comer algo novo, mas é importante insistir e explicar a importância dos nutrientes ali presentes para a saúde.

- Autonomia: Deixe a criança controlar as quantidades de come. Não a force! Respeite a sensação de saciedade da criança. Mas atenção, fique atento às quantidades consumidas, pois tanto o excesso como a falta de comida são grandes vilões para a saúde.

- Respeito: Respeite a decisão da criança se ela não quiser comer naquele momento, mais tarde ela irá procurá-lo para se alimentar. Nessa hora ofereça sempre que possível refeições saudáveis.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório