Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Descobertas mais provas de que aprendemos durante o sono

Afinal, adormecer sobre os livros pode ser uma boa forma de aprender – desde que os tenha lido primeiro, claro.

Descobertas mais provas de que aprendemos durante o sono
Notícias ao Minuto

09:46 - 18/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

O sono é essencial para recuperarmos energia, mas também pode ser crucial para a nossa aprendizagem.

Segundo um estudo publicado recentemente na revista científica Nature Communications, o cérebro é capaz de assimilar novas aprendizagens enquanto dorme, mas só durante a fase do sono REM (movimento rápido dos olhos, na sigla em inglês).

Os cientistas chegaram a esta conclusão depois de terem reproduzido padrões de som complexos para adormecer um grupo de voluntários. Quando os participantes acordaram, conseguiam realmente reconhecer os diferentes sons. Sendo que o voluntários que memorizaram melhor os padrões de som eram os que os ouviram durante a fase de sono REM. Os que ouviram os sons durante as fases de sono mais leve não reconheceram nenhum dos sons.

Embora o estudo do sono tenha usado um grupo muito pequeno com apenas 20 participantes, as suas conclusões trazem uma informação promissora.

Como cita o site Refinery 29, os autores do estudo concluíram que "os traços de memória podem ser formados ou suprimidos durante o sono, dependendo da fase de sono".

O site Quartz destacou que os investigadores poderiam ter testemunhado o processo do cérebro de classificar as memórias do dia e priorizar o que considera importante. Os investigadores esperampoder estudar o fenómeno de forma mais completa e ver se é possível aprender informação de matemática, línguas e vocabulário com faixas de som durante o sono.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório