Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

'Coma à Vontade!': Receitas com sabor para quem quer comer sem glúten

Tanto para quem quer como para quem precisa, é possível retirar o glúten da comida sem perder todo o sabor. O livro de Rita Mendes Correia ‘Coma à Vontade! Sem Glúten, Natural e com Sabor’ explica-lhe como e ainda partilha as receitas ideais.

'Coma à Vontade!': Receitas com sabor para quem quer comer sem glúten
Notícias ao Minuto

07:49 - 18/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Livros

Há 15 anos, a economista Rita Mendes Correia descobriu que um dos seus filhos era intolerante ao glúten. Com o sonho de que à mesa todos pudessem partilhar a mesma refeição, começou a procurar informação e a experimentar receitas que o seu filho "pudesse comer, sem medo e com prazer, e partilhar com o resto da família".

Deixou o trabalho que tinha na banca e em 2015, fez nascer a Gluoff, uma empresa que se dedica a preparar refeições isentas de glúten, para comer na loja em Cascais, para levar, ou para pedir em casa. Agora, depois de vários pedidos dos seus clientes, lançou um livro onde partilha as melhores dicas que aprendeu e as receitas que criou ou adaptou, para que todos os que por necessidade ou vontade eliminam o glúten da dieta possam apreciar comida saborosa, sem medo.

Em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, Rita explica que o seu livro 'Coma à Vontade! Sem Glúten, Natural e com Sabor' (da editora Matéria Prima e com o P.V.P. 16,80€) "não é um livro de dieta ou radical, é um livro mais de sabores tradicionais".

Revela que no fundo, tenta "adaptar a cozinha mais tradicional - com algumas variantes mais modernas, claro" às necessidades de quem come sem glúten. Mas não é um livro com receitas que só levam farinhas caras ou que só utilizam ingredientes naturalmente isentos. Espere um livro com "receitas práticas e do dia-a-dia, a pensar em todos".

Notícias ao Minuto

Com cerca de 15 mil celíacos diagnosticados em Portugal e, segundo se estima, cerca de 100 mil intolerantes ou celíacos por diagnosticar, há várias pessoas que eliminam o glúten da alimentação para melhorar o seu bem-estar.

No entanto, há ainda quem elimine esta proteína da dieta com base em recomendações contraditórias: "Alguns médicos estão contra, outros aconselham a retirar o glúten, mas a verdade é que o aumento da oferta também só foi possível com esta ‘moda’. Isso tem sido muito bom para quem é celíaco e para quem é intolerante ao glúten".

Mesmo em termos sociais, o facto do glúten se ter tornado num assunto bastante debatido, fez com que, segundo Rita, o preconceito diminuísse e a informação aumentasse: "Esta onda de haver alguns médicos a sugerir até foi boa do ponto de vista social, as pessoas estranham menos".

Destaca que, ao contrário do que se passava há 15 anos, agora "a maior dificuldade para quem é intolerante é mesmo aos pequenos-almoços e lanches fora de casa. Se entrar numa pastelaria, quer comer qualquer coisa e não há. Ou vai a locais da especialidade que têm opções sem glúten ou, se não houver nenhum no caminho, não tem opção".

Lamenta ainda que haja opções sem glúten muito processadas e cheias de conservantes, mas destaca que tanto na Gluoff como nas receitas do seu livro procura "usar os melhores ingredientes, pois isso é importante para dar sabor à comida, mas não quer dizer que tenham de ser os mais caros".

A comida que prepara na loja tem o certificado da Associação Portuguesa de Celíacos: "Só faço comida sem glúten, não quero correr nenhum risco de contaminação cruzada". Quanto às pessoas que procuram os seus produtos, Rita Mendes Correia revelou-nos que para além de celíacos, intolerantes ao glúten ou pessoas que cortaram o glúten por 'moda', recebe ainda diabéticos, crianças com autismo ou síndrome de Asperger que fazem uma dieta sem glúten e sem leite, pessoas com síndrome do cólon irritável ou com outros problemas intestinais.

Além de todos os alimentos serem isentos de glúten, já tem várias opções sem lactose ou ovos e promete ter mais.

Gluoff - Morada: Rua 1º de Maio, 175, Aldeia de Juzo. 1750-040 Cascais

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório