Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Perceba a diferença entre praticar exercício físico e manter-se ativo

Fisioterapeuta indica as práticas e os cuidados necessários para envelhecer com saúde.

Perceba a diferença entre praticar exercício físico e manter-se ativo
Notícias ao Minuto

16:30 - 17/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Exercício

Num cenário em que a população idosa mundial esta a aumentar, é de extrema importância que se conheçam as práticas capazes de garantir um envelhecimento saudável a fim de evitar os problemas de saúde consequentes do sedentarismo e dos maus hábitos alimentares.

Doenças crónicas como diabetes, colesterol alto e hipertensão, são alguns dos problemas que podem afetar a qualidade de vida das pessoas, isso sem mencionar a dor crónica.

A fisioterapeuta Patricia Prieto explica que há uma diferença entre praticar exercício físico e manter-se ativo. “Existem idosos que não praticam exercício físico, mas têm uma vida ativa caminhando até o mercado, levando filhos ou netos ao colégio ou mesmo os que não param de trabalhar. Outros idosos, porém, não se mantém ativos, mas têm um treinador com quem se exercitam frequentemente. O ideal é que as duas práticas sejam combinadas”.

A especialista explica que é importante manter uma capacidade funcional aliada à alimentação saudável e uma boa qualidade de sono. A disposição mental também é importante. Manter-se mentalmente ativo, com leituras e exercícios de memória, também faz muita diferença.

Sobre os exercícios físicos mais indicados, Prieto explica que os de baixo impacto são ideais para manter o equilíbrio e a postura do corpo. “O problema é que os idosos vão ficando inativos. Vão-se acomodando em casa e não querem sair”, afirma. Para evitar os problemas de saúde, a profissional indica os exercícios feitos debaixo d’agua, os exercícios de alongamento e as caminhadas.

Um dos principais problemas atuais da terceira idade são as quedas. "É necessário planear um ambiente bem adaptado para garantir uma melhor qualidade de vida”. Essas quedas podem ser evitadas com exercícios de fortalecimento, de equilíbrio e de marcha, ambos trabalhados em sessões de fisioterapia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório