Meteorologia

  • 19 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Cinco dicas para cuidar dos implantes dentários

É preciso cautela e cuidados na hora de procurar uma clínica ou um profissional para cuidar da saúde do seu sorriso.

Cinco dicas para cuidar dos implantes dentários
Notícias ao Minuto

18:30 - 17/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estética

Um sorriso bonito é sinónimo de autoestima e saúde. Hoje em dia, existem diversas soluções para problemas nos dentes e gengivas, que melhoram a saúde e a estética do seu sorrido, trazendo ainda uma qualidade de vida.

Os implantes odontológicos estão entre os tratamentos mais procurados, pois possuem uma vasta aplicação. Mas, é preciso cautela e cuidados na hora de procurar uma clínica ou um profissional para cuidar da saúde do seu sorriso.

1) Cuidados antes da cirurgia: Antes de uma cirurgia para instalação de implantes dentários, são necessários cuidados e tratamentos como limpezas de tártaros, extrações de dentes, preenchimento de cavidades, restaurações, confecção de próteses ou até mesmo a colocação de aparelho.

Em casos mais extremos, como aqueles em que o paciente não tem quantidade óssea suficiente para a instalação dos implantes, deverão ser realizados enxertos. Além desses cuidados, também são necessários exames laboratoriais ao sangue  e exames de imagem (radiografias e tomografias).

2) Cuidados pós-cirurgia: Após a instalação dos implantes são necessários cuidados como a aplicação de gelo no local operado, não fumar, fazer alimentação pastosa e gelada, lavar a região operada com bochechos de produtos à base de clorexidine a cada 12 horas, evitar fazer esforços físicos e a exposição solar por três dias, tomar a medicação prescrita pelo dentista nos horários corretos e voltar para consultas de controlo pós-operatório.

3) Profissionais especializados e qualificados: É fundamental que o paciente procure um profissional ou clínica especializada no tratamento que ele precisa. Os profissionais que realizam implantes estudaram muitos anos a área de implantodontia, por isso estão aptos a planear o procedimento para cada paciente de modo personalizado, oferecendo soluções modernas e de acordo com as regras e normas do setor.

4) Cuidado com implantes 'piratas': O paciente deve perguntar ao seu dentista sobre os implantes que ele utiliza. Saber a marca do implante permite verificar se o fabricante está registrada na agência reguladora e se possui todos os certificados de qualidade que precisa de ter. Atualmente, existem fábricas de implantes e componentes prostéticos que produzem implantes mais baratos, porém, não possuem qualidade nos seus processos, matéria-prima, isolamento, esterilização ou compromisso com padrões nacionais e internacionais para a redução dos riscos de fraturas e contaminação.

5) Manutenção e cuidados diários em casa: os implantes são considerados a raiz artificial do dente e, dessa forma, eles necessitam dos mesmos cuidados que um dente natural. O controlo diário em casa deverá ser feito de acordo com as instruções do seu dentista e, dependendo do tipo de prótese, exigirá uma nova técnica de higienização. Para isso, já existem produtos de higiene oral como escovas interdentais ou aparelhos com jatos de água pressurizada que poderão fazer parte do seu cuidado diário em casa. Também deve passar o fio dental entre os dentes.

Apesar de todos os cuidados diários, vale a pena lembrar que, sobretudo, a manutenção com o profissional deverá ser realizada a cada seis meses, no mínimo.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório