Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Cinco sinais de que pode ter uma úlcera no estômago

Milhares de milhões de pessoas em todo mundo irão, em algum momento da sua vida, sofrer de úlceras no estômago. Sabe identificar os sintomas?

Cinco sinais de que pode ter uma úlcera no estômago
Notícias ao Minuto

16:32 - 14/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Ao contrário do que a crença popular aponta, as úlceras não são provocadas pelas comidas picantes ou pelo stress – no entanto isto pode agravar o estado de uma úlcera já existente.

A Dra. Shipla Ravella, gastroenterologista, explica à edição norte-americana da revista Women’s Health que nos Estados Unidos da América as principais causas de úlceras no estômago são uma infeção bacteriana chamada Helicobacter pylori e o uso prolongado de aspirinas e anti-inflamatórios não esteroides (como ibuprofeno ou naproxen).

Quanto às formas de saber se tem ou não uma úlcera no estômago, só o médico poderá fazer esse diagnóstico depois de realizar exames, mas há sinais que podem indicar que é mesmo possível que tenha este problema e o que devem fazer ir consultar um especialista. São eles:

Dores de estômago. Geralmente uma sensação constante de ardor na zona central do abdómen;

Azia e/ou regurgitação. Como a úlcera está sempre rodeada de ácido, as dores de estômago podem ser muitas vezes acompanhadas por azia crónica e regurgitação (aquele sabor ácido na boca ou na parte de trás da garganta);

Náuseas e/ou vómitos. Este sintomas também resultam do processo inflamatório que o desenvolvimento da úlcera pode provocar;

Vómito e/ou fezes com sangue. As úlceras podem libertar sangue e provocar vómitos com matéria castanha ou vermelha e as fezes também podem sair com sangue ou de uma cor quase preta, o que indica que digeriu sangue.

Dor no peito. A dor de estômago provocada pela úlcera pode passar para o peito, espalhando-se pelas costas ou o peito.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório