Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

BBC provou peixinhos da horta e revela "verdade sobre a tempura japonesa"

“A cozinha portuguesa pode bem ser a culinária mais influente do planeta”, diz a BBC.

BBC provou peixinhos da horta e revela "verdade sobre a tempura japonesa"
Notícias ao Minuto

22:21 - 11/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

David Farley, jornalista da BBC, provou os nossos peixinhos da horta e decidiu revelar a verdadeira origem da tempura japonesa. Contou com a ajuda dos chefs José Avillez e Olivier da Costa para ir descobrir mais sobre o prato típico português que veio dar origem à tempura japonesa que agora se come um pouco por todo o mundo.

A BBC começa por contar: “Em 1543, três marinheiros portugueses, António da Mota, Francisco Zeimoto e António Peixoto, viajavam a bordo de um navio chinês a caminho de Macau, mas acabaram por atracar na ilha Tanegashima, localizada no sul do Japão. Os japoneses estavam no meio de uma guerra civil e eventualmente começaram a negociar com os portugueses, sobretudo sobre armas. E assim começou um posto comercial português no Japão, começando com armas de fogo e outros itens como sabão, tabaco, lã e até mesmo receitas.”

Os portugueses ficaram no Japão até 1639, altura em que foram banidos porque o governante da altura, Shogun Lemitsu, acreditava que o cristianismo era uma ameaça para a sociedade japonesa.

“À medida que seus navios navegaram pela última vez, os portugueses deixaram uma marca indelével na ilha: uma receita de feijão verde envolto em massa polme e frito chamada peixinhos da horta. Hoje, no Japão, chama-se tempura e tem sido um alimento básico da cozinha do país desde então”, destaca a BBC.

O chef José Avillez revelou à BBC que apesar de ninguém saber exatamente quando surgiu a receita dos peixinhos da horta “sabemos que existiam em 1543”.

A BBC sublinha que os peixinhos da horta foram apenas um dos muitos pratos portugueses que inspiraram as cozinhas de outros países. “Na verdade, a culinária portuguesa, ainda muito ofuscada pelas cozinhas de Itália, Espanha e França, pode ser a culinária mais influente do planeta.”

Entre alguns dos pratos que os portugueses inspiraram no mundo, a BBC destaca a carne de vinha d’alhos, que foi adotada na Índia sob o nome ‘vindaloo’, os pastéis de nata que são reproduzidos como tartes de ovo em Macau e no sul da China, ou a feijoada que, apesar de adaptada, também se come no Brasil.

Outra prova de que a tempura pode mesmo ter sido inspirada nos nossos peixinhos da horta é o próprio nome do prato japonês. Tempura tem origem na palavra latina ‘tempora’, o termo que se refere a tempos de jejum. Visto que os peixinhos da horta eram muito comidos durante a época da Quaresma, o nome pode ter sido inspirado assim.

O chef Olivier da Costa revelou a sua receita à BBC: "Eu uso uma massa polme de farinha, leite, ovos, sal, pimenta e cerveja". E acrescenta que a cerveja “fermenta a massa e a sua espuma dá-lhe um sabor melhor".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório