Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Casais partilham os mesmos micróbios... especialmente nos pés

Estudo publicado na revista da Sociedade Americana da Microbiologia revela que as bactérias na pele são idênticas nas pessoas que vivem juntas.

Casais partilham os mesmos micróbios... especialmente nos pés
Notícias ao Minuto

08:20 - 11/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

O sentido de partilha é um dos aspetos mais importantes para saber viver em comunidade com alguém, mas um recente estudo da Universidade de Waterloo vem agora revelar que essa partilha é bem maior (e íntima) do que pensamos.

Publicado na mySistem, revista da Sociedade Americana da Microbiologia, o estudo levado a cabo no Canadá revela que os casais que partilham casa partilham também toda uma comunidade microbiana... especialmente nos pés.

Publicada no final de julho, a investigação contou com um mecanismo de algoritmo com 86% de precisão e concluiu que é possível "identificar uma 'impressão digital' de cada casal que vive junto", ou seja, além de cada um dos membros ter na sua própria pele micróbios da pele da cara-metade, este sentido de partilha é ainda espelhado na capacidade de uma pessoa poder influenciar a comunidade microbiana presente na pele do/a parceiro/a.

De acordo com o The New York Times, os pés são a parte do corpo que mais aloja micróbios partilhados (uma vez que a grande maioria se encontra no chão), mas esta ideia do 'o que é meu é teu' é também notória no tronco, um umbigo e pálpebras. Diz ainda a publicação que é durante o sono (devido à partilha da cama) e no hábito que andar descalço pela casa que existe uma maior transmissão de micróbios.

Para o estudo foram analisados 10 casais heterossexuais que partilham casa e o sistema de análise de algoritmo contou com 330 recolhas de pele de 17 partes do corpo de cada um dos participantes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório