Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Dez mitos e verdades sobre as lentes de contacto

Está a pensar em substituir os óculos por lentes de contacto? Especialista esclarece as dúvidas comuns sobre a utilização das lentes.

Dez mitos e verdades sobre as lentes de contacto
Notícias ao Minuto

11:41 - 13/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Carreira

Aliadas de quem não gosta de usar óculos, as lentes de contacto têm caído nas boas graças de muitos.

No entanto, para usar lentes de contacto é necessário passar por um exame oftalmológico completo.

A médica oftalmologista, Dra. Liane Iglesias, destaca que “nem toda a gente se adapta bem e utilizá-las sem avaliar as condições das córneas, e sem a devida orientação, traz riscos para a visão. As hormonas, por exemplo, influenciam e dificultam a adaptação do acessório nas mulheres, especialmente durante a gestação e lactação. Daí a importância da consulta”, explica a especialista.

Seguir à risca as orientações dadas pelo oftalmologista é essencial para o bom uso das lentes de contacto. “O acessório pode ser o nosso melhor ou pior amigo. Tudo vai depender dos cuidados com a higiene, da tempo de uso estipulado e, principalmente, de fazer tudo o que o seu médico recomendar”, destaca a Dra. Liane Iglesias.

Abaixo, confira os principais mitos e verdades associados às lentes de contacto:

1. Existe apenas um tipo de lentes de contacto? Mito. Há diversos tipos de lentes. As convencionais, que duram até um ano, são as mais comuns. Mas, também existem as que devem ser descartadas mensalmente, as que duram até duas semanas e, por fim, as descartáveis diariamente. Ainda é possível classificar as lentes através da sua composição material, ou seja, se são rígidas, híbridas ou gelatinosas. Cada uma é indicada para um fim específico, sempre de acordo com a necessidade de cada paciente.

2. Toda a gente pode usar lentes de contacto? Verdade. De forma geral, as lentes são adaptáveis para todos os tipos de pessoas. Mas, mesmo com toda a tecnologia, há quem sofra com inflamação ocular ou tenha alergia aos materiais com as quais estas são fabricadas. Por isso, antes de utilizar o acessório, é fundamental realizar um exame oftalmológico completo.

3. As lentes de contacto são desconfortáveis? Mito. Isso só acontece quando há algo errado com a saúde dos seus olhos. Normalmente, o incómodo surge por causa de cansaço, comichão, vermelhidão ou lacrimejar. Em qualquer um dos casos, quando o desconforto com o uso das lentes é frequente, é necessário interromper imediatamente o uso e consultar o médico.

4. O uso indevido pode causar cegueira? Verdade. Apesar de ser raro, pode acontecer quando a limpeza não é feita todos os dias, inclusive, o estojo que guarda e protege as lentes. Isto porque, quando elas são armazenadas num ambiente húmido, o protozoário Acanthamoeba pode entrar em contacto com elas, e consequentemente com os seus olhos, provocando algumas doenças que podem levar à cegueira.

5. As lentes de contacto são caras? Mito. A popularidade do produto tem reduzido o seu custo e, atualmente, há diversas opções de marcas e preços que variam de acordo com a necessidade do paciente e da correção visual. 

6. É preciso fazer a higiene deste acessório diariamente? Verdade. Sim, e há soluções específicas para essa finalidade,  que são compostas por substâncias que removem as impurezas e ainda conservam as lentes. O uso de água ou soro fisiológico não retira os agentes microbianos, apenas hidrata o acessório. O estojo também deve ser limpo com essa solução, pelo menos uma vez por semana, e trocado a cada quatro meses.

7. As lentes de contacto provocam dores de cabeça? Mito. É comum relacionar a cefaleia com a utilização deste acessório. No entanto, a dor de cabeça pode ter outra explicação, como, por exemplo, vista cansada. Isso acontece quando os olhos não se habituam ao uso das lentes. O ideal é procurar um médico e experimentar alguns modelos até encontrar o tipo que não lhe provoque desconforto.

8. O ideal é colocar as lentes de contacto antes de se maquilhar e de remover a maquilhagem? Verdade. Esse passo ajuda na redução da quantidade de resíduos na lágrima e na prevenção do contacto dos produtos com as lentes e, consequentemente, com a córnea. Retirá-las antes de remover a maquilhagem evita danos mais graves ou mesmo algum deslocamento acidental. Para isso, é primordial lavar bem as mãos.

9. É possível usar as lentes de contacto mesmo após o prazo de validade expirar? Mito. Não respeitar a validade do produto pode causar sérios danos na visão. As lentes contêm pequenos poros que permitem a passagem de oxigénio para a córnea e, após o seu vencimento, eles deixam de funcionar, acumulando proteínas que dão origem a infeções e lesões, algumas irreversíveis.

10. Dormir com as lentes prejudica a visão? Verdade. Sim e pode ser muito perigoso, já que há risco de contrair infeções por bactérias, fungos, vírus e até amebas. Além disso, diminui a oxigenação ocular, deixando a córnea ressecada. O recomendado é retirar, fazer a higiene e guardar as lentes seguindo sempre as orientações do seu oftalmologista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório