Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Alimentos saudáveis que afinal causam inflamação

Não é por um alimento ser saudável que passa, quase automaticamente, a ser um alimento 'perfeito'. E estas são as provas.

Alimentos saudáveis que afinal causam inflamação
Notícias ao Minuto

07:20 - 12/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Um alimento saudável é aquele cujo consumo proporciona uma série de benefícios para a saúde da maioria das pessoas. Por norma, este rótulo de saudável é dado maioritariamente aos alimentos naturais (de origem vegetal ou animal) que não foram alvo de processamento ou adição que químicos.

Contudo, não é por um alimento ser saudável que é perfeito, pois o impacto que tem varia de pessoa para pessoa. Mas não só. Como explica o site Mind Body Green, existem alimentos que são saudáveis, mas que podem desencadear processos inflamatórios, alguns deles associados a alergias ou má capacidade digestiva.

É o que acontece com os amendoins, uma leguminosa que ganha cada vez mais protagonismo por ser a causa de uma das alergias alimentares mais comuns. Mesmo quem não é alérgico a este alimento pode ser alvo de uma reação inflamatória por parte do organismo, reação essa que surge à boleia de um fungo comum no alimento, a aflatoxina.

Também as misturas de ervas aromáticas podem desencadear inflamações. Apesar de serem a opção mais recorrente na hora de substituir o sal, estas misturas que se compram já prontas podem estar repletas de ingredientes artificiais e açúcares adicionados, sendo a preparação em casa a forma mais segura de obter todos os benefícios sem deixar a saúde em risco.

De acordo com o Mind Body Green, também o seitan pode ser um alimento inflamatório, assim como a cevada ou qualquer outro cereal rico em glúten. Mesmo as pessoas que não são celíacas podem sofrer de reações inflamatórias ao consumir este tipo de alimentos.

Pelo risco de hormonas presentes na sua composição, os iogurtes - especialmente os que não são biológicos ou de origem vegetal - são um outro exemplo de alimento saudável que pode causar mal-estar a algumas pessoas, assim como o agave (que é rico em frutose e deixar o fígado em stress).

Uma vez que o açúcar é um dos ingredientes que mais facilmente desencadeia os processos inflamatórios, o site inclui ainda na sua lista as barras de cereais/granola e os cereais de pequeno-almoço, até mesmo aqueles que se rotulam como 'isentos de açúcar adicionado'. Também a granola que se compra nos supermercados e os sumos empacotados são de evitar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório