Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Sintomas de cancro de pele que nem sempre são fáceis de decifrar

Fortemente associado a deformidades em sinais, o cancro da pele esconde outros sintomas não tão visíveis.

Sintomas de cancro de pele que nem sempre são fáceis de decifrar
Notícias ao Minuto

12:50 - 10/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

O cancro da pele é uma das doenças cutâneas mais temidas - podendo mesmo ser fatal - e é causada pelo crescimento anormal e excessivo de células que, quando não desaparecem, dão origem a um tecido tumoral, designado de neoplasia. A neoplasia pode ser benigna ou maligna e, neste caso, dá-se o aparecimento do cancro.

A deformidade de sinais é um dos mais claros indícios desta doença, contudo existem outros sintomas associados aos sinais e a outras partes do corpo que nem sempre são fáceis de decifrar e até mesmo de relacionar com o cancro cutâneo.

É o caso da dor abdominal e das cólicas. À revista norte-americana Prevention, o médico Jeremy Davids destaca que além do aparecimento de 'papos' no corpo, é possível surgir ainda uma dor mesmo acima da cintura, uma dor muitas vezes inofensiva e comum a tantas outras patologias e que, por isso, raramente é apontada como primeiro sintoma de cancro. Contudo, quando esta dor ou cólica surge em simultâneo com deformidades em sinais, então o melhor é mesmo ir ao médico o quanto antes.

Por existir o risco do melanoma afetar os pulmões, o fígado e os ossos, as dores nas articulações podem ser um outro sintoma da doença, com especial destaque para a zona do joelho e da anca, onde esta dor tende a ser mais intensa.

Diz ainda o médico que a visão turva e as dores de cabeça podem ser outros sintomas a avaliar na hora de despistar um cancro da pele.

Associado, na maioria dos casos, à exposição solar excessiva e desprotegida, o cancro da pele pode ser ainda desencadeado por outros fatores. E o vinho branco é um deles.

[Correção: Por lapso no último parágrafo desde texto estava uma referência, errada, ao vinho verde, quando em causa está sim o vinho branco. Por este engano, pedimos desculpa aos leitores]

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório