Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Conselhos práticos (e diários) para trazer mais alegria à vida

Demasiado stress, demasiado trabalho, demasiadas contas, demasiado trânsito, demasiadas tarefas... demasiadas preocupações para sequer pensar em si? Está na hora de mudar esse 'chip'.

Conselhos práticos (e diários) para trazer mais alegria à vida
Notícias ao Minuto

09:05 - 09/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Com o aumento da azáfama, do stress e da inquietação na rotina diária, são poucas as pessoas que cuidam de si como deve ser e que, sobretudo, prestam a devida atenção aos sentimentos e estados emocionais.

É certo e sabido que o stress desencadeia ansiedade, que a ansiedade traz preocupações, que as preocupações dão origem à tristeza e que a tristeza causa apatia. Trata-se de um ciclo vicioso que nada de bom traz à saúde e que afasta toda e qualquer estado de alegria. Mas está na hora de mudar isso... e de vez.

A alegria tanto está nas pequenas conquistas diárias, como também numa maior consciência do impacto positivo que este estado tem na saúde e bem-estar. Segundo a Time - que recolheu as conclusões de alguns dos mais recentes estudos científicos - são várias a formas de ter mais alegria na vida e tudo começa com uma meta traçada: a felicidade.

Embora se trate de um conceito subjetivo que não deva ser alvo de obcecação, a felicidade pode ser conseguida quando se tem o hábito de ver o copo mais cheio do que vazio, isto é, quando se vê o lado positivo em tudo e se dá valor às pequenas coisas e a tudo o que faz bem (como uma boa música, por exemplo).

Saber o que faz a pessoa feliz e dar prioridade a isso mesmo (nem que seja o simples hábito de le um livro, de correr junto do rio ou de conversar com a cara-metade) são outros aspetos a ter em conta na hora de trazer mais alegria à vida diária, diz a Time, salientando que os pensamentos positivos são também fundamentais, tal como já mencionou a Universidade Estatal do Michigan, nos Estados Unidos.

'Comprar tempo', como lhe contámos aqui, também ajuda a ganhar mais tempo verdadeiro e a ser mais feliz. Mas tão ou mais importante do que isso é dar tempo ao 'nós', às amizades, à família, ao romance.

A felicidade, como já dissemos, é um estado subjetivo e que depende de um vasto leque de fatores, mas a felicidade é também um objetivo, uma necessidade e uma forma de estar. A ciência foi à procura de respostas sobre esta questão junto daquele que é considerado o homem mais feliz do mundo. Saiba tudo aqui.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório