Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Cinco bons motivos para comer castanhas do Brasil todos os dias

É um dos frutos secos mais saciantes e uma das melhores fontes de selénio.

Cinco bons motivos para comer castanhas do Brasil todos os dias
Notícias ao Minuto

08:10 - 08/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Na hora de comparar os frutos secos, há um que salta quase sempre à vista e muito graças ao seu tamanho. Falamos da castanha do Brasil (ou castanha do Pará), um fruto seco com poder saciante e vários benefícios para a saúde.

Embora seja importante armazenar esta castanha num local fresco e seco, o seu consumo pode ser feito em qualquer momento do dia e por qualquer pessoa que não tenha algum tipo de alergia alimentar, lê-se no site Mind Body Green. O consumo recomendado deste fruto seco é apenas uma a duas unidades por dia.

Mas, porque é que a castanha do Brasil é tão importante numa dieta saudável e equilibrada? Porque, em primeiro lugar, fornece um importantíssimo mineral: o selénio. Encontrado também no pão, nos cereais e nas proteínas de origem animal, este mineral tem um poder antioxidante - limpa o organismo dos radicais livres - e reforça o sistema imunitário, deixando o organismo mais protegido e capaz de resistir a possíveis ataques.

Muito à boleia do alto teor de selénio que possui, a castanha do Brasil destaca-se dos demais frutos secos por ter um importante papel no controlo hormonal, em particular, na regulação da hormona da tiroide.

Além disso, destaca a publicação, este alimento tem ainda a capacidade de prevenir o aparecimento do cancro da pele e da mama, atuando diretamente no gene causador deste último tipo de cancro, o gene BRCA1.

O mineral presente neste alimento tem ainda a capacidade de expulsar os metais pesados do organismo, em particular o mercúrio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório