Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Combater o sedentarismo com um simples treino de cinco minutos

Se passa o dia todo sentado, então tem aqui o que precisa.

Combater o sedentarismo com um simples treino de cinco minutos
Notícias ao Minuto

17:38 - 07/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

A falta de tempo não é desculpa para se ser ainda mais sedentário do que aquilo que os empregos atuais obrigam. Na impossibilidade de ter uma rotina laboral mais ativa - leia-se, que não implique passar todo o dia na secretária -, todos os minutos são válidos para apostar no exercício físico... e não são precisos muitos, na verdade.

Como destaca o site espanhol El Confidencial, existem alguns exercícios bem simples que, quando combinados, dão origem a um treino de apenas cinco minutos que promete atenuar toda a tensão muscular (aumentando a força) e ainda promover uma melhor postura.

Este curto treino pode ser feito de manhã, durante a hora do almoço ou depois do dia de trabalho, podendo ainda ser combinado nestes três momentos do dia, afinal, são apenas necessários cinco minutos de cada vez.

Se quer atenuar o sedentarismo diário e ganhar alguma saúde, repita os seguintes exercícios respeitando um período de descanso de cerca de 20 a 30 segundos entre cada.

Exercício 1 - Rodar a coluna vertebral. Sentado no chão, deve levantar os braços à altura do ombros (formando um T) e rodar três vezes o tronco ora para a esquerda, ora para a direita.

Exercício 2 - Fazer tesouras invertidas. Com as costas apoiadas no chão e os ombros ligeiramente levantados, deve-se levantar uma perna em direção ao teto, enquanto a outra fica suspensa a um ângulo de cerca de 45 graus (como mostra a imagem que se segue). Com ambas as mãos, agarra-se a perna levantada, tentando levantar as costas do chão o máximo possível, mas sem causar desconforto na lombar. Repetir em ambas as pernas.

Notícias ao Minuto

Exercício 3. Chegar com as mãos aos pés. Sentado no chão e com as pernas abertas em V, deve-se fazer chegar a mão direita ao pé esquerdo enquanto o braço esquerdo é esticado para trás. Depois, repete-se o movimento levando a mão esquerda ao pé direito ao mesmo tempo que o braço direito é elevado para trás.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório