Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

A dor no joelho não desaparece? Eis como tentar resolver

A dor crónica no joelho é mais comum do que pensamos e são muitas as causas para o seu aparecimento.

A dor no joelho não desaparece? Eis como tentar resolver
Notícias ao Minuto

16:00 - 07/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Uma queda, um 'mau jeito', um ligeiro (e quase impercetível) desvio da rótula, uma rotina de treino desadequada, a má execução dos exercícios, peso a mais, cartilagem a menos, ligamentos inflamados, uma tendinite... e podíamos ficar aqui por um bom tempo a traçar todos os possíveis culpados pela dor de joelho, uma patologia comum e que, muitas vezes, se assume como crónica.

Apesar de o tratamento mais comum passar pelo velho conselho de descanso, gelo, compressão e elevação do membro, a verdade é que nem sempre é possível controlar a dor ou até mesmo resolve-la com esta simples combinação de movimentos.

Como destaca a revista Prevention no seu site, que recorre ao depoimento de atletas e especialistas em recuperação desportiva, controlara dor de joelho nem sempre é fácil e pode demorar vários dias (ou até mesmo semanas) até que seja possível consegui-lo, sendo sempre importante consultar um médico para perceber qual a verdadeira origem da dor, pois só assim é possível encontrar o melhor procedimento a seguir.

Entre as formas mais eficazes de conseguir controlar - e/ou eliminar de vez - a dor no joelho está a fisioterapia, onde se tem o acompanhamento especializado de um profissional médico e ainda o plano de exercícios mais adequados à patologia que causa a dor.

Seguir uma dieta maioritariamente vegetariana pode ser a solução para travar a dor no joelho, especialmente quando esta é causada por algum tipo de inflamação (que tende a agravar quando se consomem alimentos ricos em gorduras saturadas, como é o caso da carne e derivados). No caso da tendinite patelar, por exemplo, apostar numa rotina reforçada de alongamentos pode ajudar a atenuar o ponto de dor, diz a maratonista Bekky Zucco.

Os rolos de espuma, quando usados cerca de 20 a 30 minutos por dia, podem ajudar a aliviar a dor no joelho e toda a tensão à volta da região, podendo ser ainda combinados tanto com a fisioterapia como com os alongamentos.

Quando a dor se deve a algum tipo de trauma ou a problemas nos ligamentos ou ossos, a cirurgia pode ser uma opção, sendo a artroscopia o procedimento mais eficaz e seguro.

De acordo com a publicação, também pode ser importante tentar tratamentos à base da crioterapia, da acupuntura, da sauna ou do treino acompanhado, devendo cada um deles encaixar nas recomendações primeiramente dadas pelo médico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório