Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Seis suplementos anti-idade que (realmente) funcionam

A fonte da juventude pode estar nestes nomes.

Seis suplementos anti-idade que (realmente) funcionam
Notícias ao Minuto

19:11 - 07/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Carreira

O uso de nutricosméticos pode melhorar a saúde da pele, do cabelo, das unhas, mas não só. Estes componentes são ainda capazes de otimizar o funcionamento celular, acabando por atuar de forma direta e positiva em todo o organismo.

“Tomar suplementos anti-idade, desde que com orientação médica ou nutricional, contribui para a saúde total no nível celular, mantendo o seu metabolismo, hormonas e órgãos vitais em forma. Além disso, hoje existem muitas substâncias que apresentam ação antioxidante e podem ajudar a reverter os sinais do tempo, bem como aumentar a capacidade de reparo das células”, explica a Dra. Thais Pepe, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

“Mas a consulta com o médico ou especialista é sempre interessante, porque vai personalizar a fórmula de acordo com a necessidade do paciente e prescrever fórmulas que sejam biodisponíveis, ou seja, que sejam compatíveis e melhor assimiladas pelo organismo”, acrescenta.

Mas que suplementos devem estar em cima da mesa? Eis alguns dos mais eficazes e benéficos:

Arginina - Este aminoácido é conhecido pelos seus efeitos na glândula pituitária, que liberta a hormona do crescimento (GH). "GH apoia o metabolismo e a capacidade do corpo para queimar gordura enquanto aumenta a massa muscular magra", diz a dermatologista. A arginina também melhora a circulação sanguínea e ajuda a fornecer energia mitocondrial, dando fôlego e força ao organismo como um todo, melhorando a troca de nutrientes.

Astrágalo - "Estudos recentes demonstraram que o astrágalo pode alongar telómeros, que são as frágeis extremidades do ADN que encurtam à medida que envelhecemos", diz a médica. Telómeros mais longos estão associados a uma maior longevidade, saúde cardiovascular, cognição e funcionamento imune. “A dosagem de 25 a 50 miligramas por dia é indicada”, conta.

Silício - O silício orgânico é um elemento importante para reestruturação da derme e também aumenta a produção de colagenio, dando mais firmeza e ativando a pele metabolicamente para as reações enzimáticas. “A reposição do silício é importante a partir dos 30 anos, que é quando a absorção do mesmo diminui pelo trato gastrointestinal”, explica.

Flavonóides do cacau - O poder antioxidante natural do chocolate (amargo) pode ser um aliado poderoso para o cérebro e coração. “Um estudo da Nature Neuroscience mostrou que os flavonóides do cacau agem diretamente no cérebro para reduzir o declínio cognitivo relacionado à idade”, explica a médica. O consumo regular dessa substância também tem efeitos positivos nas as rugas faciais e na elasticidade, de acordo com um estudo do Journal of Nutrition. Mas, infelizmente, é preciso de mais do que um quadrado de chocolate escuro, então a suplementação é necessária (em 1.000 miligramas diariamente).

Coenzima Q10 - Coenzima Q10 é um potente antioxidante que ajuda as mitocôndrias permanecerem carregadas, dando-lhes energia e abastecendo as suas funções diárias. “A substância também auxilia na reparação de telómeros e ajuda seu coração - que é carregado com mitocôndria – a funcionar em níveis ótimos. Também há benefícios para a pele, com melhora das rugas e firmeza”, diz a Dra. Thais.

Açafrão - A curcumina, um ingrediente ativo da cúrcuma (açafrão), é um dos mais poderosos antioxidantes e anti-inflamatórios, como explica a dermatologista: "O ingrediente é especialmente eficaz no apoio à longevidade saudável, protegendo o cérebro. Na pele, há estudos que mostram melhora da saúde celular, principalmente com relação a patologias como acne e psoríase ". Um grama por dia pode ser suficiente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório