Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Não consegue trabalhar quando estão a olhar para o seu ecrã? Saiba porquê

Quando alguém fica a olhar para o seu computador, congela mesmo não estando a fazer nada de mal? Esta é uma situação que afeta muita gente e tem uma explicação.

Não consegue trabalhar quando estão a olhar para o seu ecrã? Saiba porquê
Notícias ao Minuto

08:32 - 04/08/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

Perde a concentração quando o seu chefe ou algum dos seus colegas fica parado a olhar para o seu computador? Até parece que não consegue escrever nem pensar corretamente? Não se preocupe, não está sozinho.

Mesmo não estando a fazer nada de mal, simplesmente bloqueia, não consegue concentrar-se nem escrever como deve ser. A psicoterapeuta Jeanie Miller explicou ao site britânico Metro que quando alguém olha para o nosso ecrã, está a adotar uma atitude parental, “especialmente se está atrás de nós e olha por cima do nosso ombro”. Isto provoca uma reação inconsciente que nos leva a voltar à nossa infância, sentindo-nos “mais jovens e mais vulneráveis”.

Esta é uma daquela situações em que, pela simples posição dos corpos, nos sentimos numa situação de inferioridade.

Jeanie Miller explica que, de acordo com a proxémica – disciplina que estuda a relação espacial entre pessoas como manifestação social e significativa – sentimo-nos como “uma criança” quando alguém, seja patrão, colega de trabalho ou familiar, fica ‘especado’ a olhar para o que estamos a fazer no computador.

A psicóloga partilha uma solução simples para esta situação: colocar-se à mesma altura da outra pessoa ou convidá-la a ficar à sua. Ou seja, levante-se para ficar lado a lado com a outra pessoa ou então convide-a a sentar-se enquanto acaba de fazer o que está a fazer. Também pode pedir à outra pessoa para não estar a olhar para o seu ecrã porque isso o incomoda, mas certamente isso não cairá bem a todas as pessoas, especialmente ao seu chefe, não é verdade?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório