Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Instituto dos Vinhos do Douro e Porto cria áudio guias em três idiomas

O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, no Porto, anunciou hoje um novo sistema de áudio guias em três idiomas para a realização de visitas guiadas àquele instituto com a perspetiva de alargar em 2018 para mais três línguas.

Instituto dos Vinhos do Douro e Porto cria áudio guias em três idiomas
Notícias ao Minuto

12:00 - 03/08/17 por Lusa

Lifestyle Novidades

Os visitantes que falam português, inglês ou francês e que neste mês de agosto queiram fazer uma visita guiada ao Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), para conhecer alguma da história dos vinhos do Douro e do Porto, podem fazê-lo com a ajuda de um novo sistema de áudio guia, que debita informações num dos três idiomas selecionados, percorrendo 14 pontos daquele edifício histórico do Porto.

Colocados os auscultadores, a visita tem uma duração de 25 minutos e começa na entrada do IVDP, que antes foi o Banco Comercial do Porto e que é propriedade do IVDP desde 1933.

A visita guiada ao IVDP, instituto que em 2016 recebeu 18 mil visitantes, propõe depois uma passagem pelo laboratório de análise físico-química e pela Câmara de Provadores, a primeira acreditada mundialmente, onde é feita a análise sensorial.

A viagem pela história dos vinhos do Douro e do Porto continua pelas escadarias do IVDP, passa pela claraboia e segue até ao Salão Nobre, que integra uma biblioteca.

Prossegue para o 'wine-bar' e para a loja até ao centro interpretativo, onde se pode ficar a conhecer sobre o Douro Vinhateiro, as personalidades na construção da história do Vinho do Porto, a regulação daqueles vinhos e sua certificação, assim como descobrir a proteção das Denominações de Origem Porto e Douro, mercados e comercialização desde o século XVII até à atualidade.

A visita termina com uma prova de vinhos, descrições de vários tipos de Vinho do Porto e as denominadas harmonizações preparadas no momento e adaptadas a cada vinho.

Fonte do IVDP explicou à Lusa que a aposta no novo sistema de áudio guias com informações em três idiomas tem o objetivo de abrir o instituto à comunidade local e aos turistas estrangeiros que visitam a cidade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório