Consumir 3,73 gramas de sódio, o equivalente a cerca de duas colheres de chá de sal, está associado a danos no coração como a dilatação. É o que sugere um novo estudo.
Estudos anteriores sugerem que o coração dilata quando o músculo está sobrecarregado devido a uma condição subjacente, como a hipertensão.
Este novo estudo, realizado por investigadores da Universidade de Harvard, revela que o consumo de sal aumenta a pressão sobre o coração, aumentando a taxa de batimentos cardíacos (tensão arterial).
Como reporta o Daily Mail, este estudo revela o impacto do sal na tensão arterial, que estudos anteriores já revelaram que está relacionada com ataques cardíacos, AVC e doenças renais.
As organizações de saúde recomendam que o consumo de sal não ultrapasse a medida de uma colher de chá e um quarto por dia, o que é facilmente ultrapassado por pessoas que consomem alimentos processados ou refeições pré-prontas.
Os investigadores analisaram esta relação entre o consumo de sódio e as consequências cardíacas em 2.996 pessoas com uma idade média de 49 anos.