Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Dicas para controlar melhor a quantidade de comida ingerida

Não é preciso uma fórmula matemática para ingerir a quantidade ideal de cada alimento, mas existem truques bastantes práticos para consegui-lo.

Dicas para controlar melhor a quantidade de comida ingerida
Notícias ao Minuto

14:14 - 02/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dieta

Em qualquer tipo de dieta ou processo de emagrecimento há uma certeza: a quantidade de comida importa mesmo muito.

Se comer pouco priva o organismo de determinados nutrientes e pode desencadear um maior ganho de peso, comer em demasia dá ao corpo mais do que precisa e promove uma maior acumulação de gordura. Tal como a sabedoria popular diz, é no meio que está a virtude e na alimentação isso consegue-se com um maior controlo da quantidade de comida ingerida.

Controlar a quantidade de comida a cada refeição deve ser um processo gradual e requer alguma aprendizagem, podendo o aconselhamento junto de um nutricionista ajudar a perceber quais as quantidades mais indicadas para as próprias necessidades e objetivos.

Contudo, existem formas bastante simples e genéricas de controlar a quantidade de comida ingerida ao longo do dia... e tudo começa na palma da nossa mão. Sabia que a mão e os dedos são os melhores indicadores daquilo que pode comer?

Como conta a Women's Health no seu site, preencher cerca de metade do prato com vegetais é uma outra forma de conseguir ficar saciado e, ao mesmo tempo, mais nutrido... e sem uns quilos a mais. Trata-se de uma estratégia saudável que não só aumenta a quantidade de vegetais ingeridos (sendo uma boa parte de baixo teor calórico), como promove a redução da quantidade de hidratos de carbono e proteínas menos saudáveis, como a carne vermelha.

O tamanho do prato é também um bom indicador da quantidade de comida e os pratos mais pequenos são os mais indicados para as refeições principais, pois dão sempre a ideia de estarem cheios quando na verdade têm a quantidade certa de comida. Mas se pensa que tem de comer sempre em pratos pequenos engana-se. Como diz a publicação, os pratos grandes são bem-vindos para refeições à base de salada, por exemplo.

Um outro truque a ter em conta é cortar a comida antes de a servir para o prato. Ao ver vários pedaços de carne ou peixe já cortados é possível calcular mais ou menos a garfadas que se vão dar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório