Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Soluções naturais para os problemas de corpo mais comuns

Mau hálito, odor corporal , pés secos e gretados e cabelo fino. Quatro problemas com quatro soluções bem práticas.

Soluções naturais para os problemas de corpo mais comuns
Notícias ao Minuto

09:10 - 02/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

O corpo humano é uma máquina inteligente e eficaz, mas está longe de ser perfeita. Por muito bem que cuidemos dele, por muito que tentemos estimá-lo, há sempre algo que falha no nosso corpo, ou melhor, algo que não nos agrada assim tanto.

É o que acontece, por exemplo, quando ficamos com mau hálito, uma situação comum e que pode ser desencadeada por um sem fim de fatores, como a má limpeza dos dentes, uma infeção, febre ou ingestão de alimentos intensos.

Quando o mau hálito passa a ser crónico a culpa pode ser de uma bactéria que se aloja e propaga nas partes mais escondidas da língua, sendo importante fazer uma limpeza mais aprofundada ou até mesmo recorrer a um médico para a toma de medicamentos indicados, contudo, quando os fármacos não são uma opção, nada como apostar em alternativas menos químicas, como as pastas de dentes naturais ou as pastilhas elásticas isentas de aditivos e que ajudam a promover uma maior produção de saliva, deixando a boca livre de bactérias. Ficar longe do alho, beber bastante água e mascar folhas de menta ou salsa também pode ajudar, lê-se no Mind Body Green.

Ainda no que diz respeito aos odores, os cheiros corporais podem ser bastante incomodativos e até mesmo embaraçosos quando são intensos (algo que acontece com uma alteração repentina no sistema hormonal ou a acumulação de bactérias na pele).

Para tratar este 'mal', o mais indicado é recorrer ao vinagre de cidra ou ao limão, que devem ser aplicados na pele (com a ajuda de uma toalha) de modo a que baixem o pH do órgão e matem as bactérias que causam o odor. E uma vez que a alimentação é também determinante na hora de lutar contra os odores corporais, a publicação sugere que se comam mais alimentos ricos em clorofila, como a couve, o espinafre, os brócolos e outros vegetais de folha verde escura, pois ajudam a eliminar as toxinas que estão no organismo.

Os pés secos e gretados são um outro problema comum e nem sempre fácil de resolver, no entanto, a publicação diz que tudo depende, em primeiro lugar, do tipo de sapato usado e, em segundo, de uma maior aposta numa maior limpeza da pele. E como é que isso se faz? É simples: basta demolhar os pés em água morna com sabão por 20 minutos e depois recorrer à pedra-pomes para esfoliar suavemente a parte mais seca. Para tratar das feridas ou gretas, nada como enxaguar bem os pés e aplicar azeite virgem extra ou um creme de origem natural, como aqueles que são feitos à base de mel, azeitonas ou até mesmo rosas.

Para o cabelo fino, bem, não existe numa solução milagrosa, especialmente quando está associado à queda de cabelo, contudo, ter um estilo de vida mais saudável, mais calmo e uma dieta rica em proteína pode ajudar a atenuar os efeitos, tal como um reforço no consumo de alimentos ricos em zinco.

Deste modo, salienta o Mind Body Green, a melhor aposta está nos frutos secos, nas leguminosas e na carne magra (como fontes de proteína) e o marisco, o leite, o queijo e os cereais fortificados (como fontes de zinco).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório