Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Criatividade à boleia da ciência. Eis o que os estudos sugerem

Tem aqui sete estratégias cientificamente provadas para ser uma pessoa mais criativa.

Criatividade à boleia da ciência. Eis o que os estudos sugerem
Notícias ao Minuto

13:20 - 01/08/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

Ter a mente sempre a trabalhar, repleta de ideias originais e de invenções que não lembram a quem quer que seja está ao alcance de todos... basta dar 'ouvidos' ao que a ciência tem para dizer.

Apesar de a criatividade estar fortemente associada à personalidade, sendo quase como uma caraterística inata da pessoa, a verdade é que é possível estimular este lado mais original, inquieto e irreverente.

Um estudo publicado na revista científica Journal of Envioronmental Psychology, por exemplo, sugere que pensar com pouca luz à volta reduz a sensação de inibição, aumentando, assim, a capacidade de explorar o imaginário e de fazer 'sair' uma forma mais criativa de pensar.

Ao contrário do que acontece com o pensamento racional e factual, que requer a atenção máxima e toda a organização possível, a criatividade alia-se facilmente à desarrumação. Conta o site Pure Wow que um estudo publicado na Psychological Science que estar num espaço pouco ou nada organizado ajuda a ter ideias mais 'fora da caixa', algo que também acontece quando se está num local com ruído ambiente, como um café.

Uma investigação publicada na revista Journal of Consumer Research diz que o som ambiente mais ruidoso consegue causar um tipo de distração benéfico para a criatividade.

A Universidade British Columbia, por seu turno, sugere olhar para algo azul na hora de encontrar criatividade, podendo os cenários naturais com céu e mar ser os mais indicados.

E se aquela imagem de um copo de vinho numa secretária desarrumada quando se está a pensar não for apenas uma invenção do cinema, mas sim um dado científico de que esta bebida consegue transparecer o nosso eu mais criativo? Pois bem, a sugestão foi dada pela Universidade de Illions em Chicago, diz a publicação.

Meditar e criar um pequeno almoço diferente todos os dias são outras duas estratégias cientificamente provadas para ser mais criativo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório