Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Alongamentos para conseguir tocar com as mãos no pés

É um dos exemplos de flexibilidade mais requisitados, mas também dos mais difíceis de alcançar. Veja que movimentos deve fazer para chegar com as mãos aos pés.

Alongamentos para conseguir tocar com as mãos no pés
Notícias ao Minuto

15:51 - 31/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Treinar a flexibilidade é muito mais do que conseguir fazer mil e uma acrobacias num abrir e fechar de olhos. Ter um corpo mais flexível é a forma mais eficaz e segura de conseguir realizar os mais variados exercício, até mesmo os mais simples como a corrida.

Como conta a revista Self no seu site, os alongamentos são a melhor aposta para treinar a flexibilidade, ajudando não só na prevenção de lesões, como deixando ainda os músculos mais fortes e a postura mais correta.

Uma vez que levar as mãos à ponta dos pés é o ex-líbris da flexibilidade, a revista alia-se à treinadora Angela Salvetti e dá a conhecer aqueles que são os alongamentos que mais treinam essa capacidade.

E o primeiro exercício é bem simples. Basta estar sentado no chão, com as pernas abertas (em V) e levar o tronco para a frente o máximo que se conseguir, sempre com os braços esticados e a deslizar no chão. Este exercício deve ser feito lentamente e de forma gradual, habituando o corpo ao movimento.

A posição de gato e vaca é um outro exercício bastante simples e eficaz. Para executá-lo basta a pessoa colocar-se em quatro apoios (com as mãos e joelhos no chão), depois é só curvar para dentro ou para forma o tronco, em movimentos lentos, mas rígidos.

Também simples é o alongamento comum dos corredores e que em muito beneficia a elasticidade do corpo. Exercício baseia-se em colocar um joelho no chão e em esticar a outra perna para a frente, levando ligeiramente o tronco nesse sentido. Deve alternar o movimento e treinar uma perna de cada vez.

Igualmente comum nos corredores, o alongamento que nos faz sentar apenas com perna cruzada é dos melhores para conseguir ter um corpo mais flexível. Para este exercício deve-se esticar uma das pernas para trás, batendo com as unhas no chão, e a outra deve ficar curvada à frente.

Um bom exercício para conseguir chegar com as mãos aos pés é... levar as mãos aos pés. Com a ajuda de um elástico, que é colocado na palma dos pés, deve-se levar um dos braços ao pé oposto, fazendo um movimento que permite a firmeza das pernas e ainda a curvatura natural do trono. Também com um elástico, pode-se ainda treinar a elasticidade com três simples gestos: De costas para o chão e com uma das pernas esticadas, deve-se colocar o elástico na palma de um dos lés e elevá-lo para o teto, depois para o lado direito e depois para o lado esquerdo, recorrendo ainda à força dos braços para que a perna elevada se mantenha firme. Este exercício é tal e qual como mostra na imagem acima, mas, claro, a flexibilidade não tem de ser a mesma logo à primeira.

De costas para o chão e com uma das pernas fletidas a 90 graus, deve-se cruzar a outra por cima (em que o tornozelo fica colocado no joelho), tal como se estivesse sentado numa cadeira. Aguentar alguns segundos até se trocar as pernas.

Por fim, e já quando a confiança por maior, deve-se tentar levar as mãos aos pés na vertical. Para tal, diz a revista, deve-se recorrer a uma pequena esponja que permita fazer este exercício com o corpo apoiado na ponta dos pés, nos calcanhares ou nos pés em si.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório