Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Os alimentos que ajudam no combate à retenção de líquidos

Evitar o sal e fazer boas escolhas alimentares é o caminho a seguir para evitar a sensação de corpo inchado.

Notícias ao Minuto

12:02 - 06/08/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Corpo saudável

A retenção de líquidos é um transtorno metabólico que consiste na acumulação de água no organismo, algo que pode até passar despercebido, mas que, na maioria dos casos, causa uma sensação de mal-estar e ainda um ligeiro inchaço do corpo, em especial das pernas e do abdómen.

Este problema tanto afeta homens como mulheres, embora possa ser mais evidente nos sexo feminino, que acaba por ficar mais facilmente à mercê de pequenas e grandes mudanças hormonais.

Apesar de o organismo ser um dos aspetos que mais determina a propensão de uma pessoa acumular ou não líquidos, a verdade é que a alimentação faz toda a diferença. Vários estudos têm já provado que o consumo excessivo de sal ou de alimentos com grande teor de sódio - como os alimentos processados que constam diariamente na alimentação - são as principais causas desta condição.

A retenção de líquidos pode provocar inchaço, défice no funcionamento dos rins, cãibras, fraqueza, palpitações e ainda uma sensação geral de mal-estar.

Para reverter o problema é aconselhado uma mudança dos hábitos alimentares e fazer uma dieta rica em proteínas, frutos secos, verduras e frutas. A água, como não poderia deixar de ser, é também uma aliada e deve ser ingerida com regularidade.

Conheça nas imagens acima os alimentos que deve incluir na sua dieta para dizer adeus à retenção de líquidos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório