Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Dicas que lhe vão facilitar a vida na hora de congelar os alimentos

Para uma vida mais prática e sem preocupações, nada como ter sempre alguns alimentos congelados e prontos a usar/comer.

Dicas que lhe vão facilitar a vida na hora de congelar os alimentos
Notícias ao Minuto

20:00 - 28/07/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Rotina

Para quem tem uma agenda preenchida, uma rotina apressada e pouca ou nenhuma paciência para cozinhar ou ir sequer até ao supermercado mais próximo, o congelador pode ser o melhor amigo de todos os tempos (e sim, é também um aliado para quem pretende um estilo de vida mais saudável e isento de refeições pré-confecionadas ou compradas à ultima hora no restaurante da rua).

Este eletrodoméstico não só permite armazenar uma boa parte dos alimentos e das refeições, como mantém a qualidade de cada um dos produtos congelados e pode mesmo conseguir melhorar o valor nutricional de alguns.

Contudo, para que tudo isto seja possível é necessário, por um lado, saber o que congelar e, por outro, saber como fazê-lo. E é aqui que a Tupperware do Brasil entra, ao listar uma série de dicas que prometem facilitar a vida a todos os que querem render-se aos encantos do congelador.

1. Antes de ir para o congelador, o recipiente deve ser tapado somente depois de o alimento ter arrefecido por completo.

2. Só devem ser colocados no congelador os recipientes com tampas resistes, de forma a evitar que o ar eletrodoméstico afete a comida.

3. Dividir a comida em porções antes de congelar não só é mais prático para ter refeições previamente prontas, como vai acelerar o tempo de congelamento.

4. Mergulhar os vegetais em água a ferver antes de os congelar melhora a qualidade do alimento depois de descongelado.

5. Para descongelar a carne, a forma mais segura e saudável é guardá-la durante mais ou menos um dia no frigorífico, contudo, o tempo de congelamento nunca deve exceder as 24 horas.

6. As massas para tartes ou quiches também podem ser congeladas, devendo-se colocar o preparado num recipiente de silicone, especialmente naquele que será utilizado para assar a massa.

7. Os ovos podem ser congelados, porém nunca com casca. O ideal é abrir um a um e armazená-los separadamente em pequenos recipientes. Se o objetivo é congelar os ovos inteiros, o melhor é misturá-los sem batê-los, sendo ainda importante acrescentar 10 gramas de açúcar ou 3 gramas de sal para cada 100 mililitros de ovos inteiros de modo a evitar que fiquem com uma consistência granulosa.

8. O prazo de validade de alimentos congelados irá variar de acordo com o tipo de alimento, com a qualidade do produto antes de ser congelado e com a forma como foi preparado antes de congelar. Para evitar surpresas desagradáveis antes depois de descongelar, o recomendado é anotar numa etiqueta todas estas informações.

9. Evite, sempre que possível, descongelar o alimento na temperatura ambiente, pois essa é a maneira mais fácil para os micro-organismos se proliferarem.

10. Existem alimentos que, devido à sua estrutura e quantidade de água, não são bons para congelar. Portanto não congele alimentos como maionese, gelatina, sal, batatas cruas, caldas com leite, legumes utilizados em saladas cruas e preparados à base de ovos, como claras cozidas, merengue e cobertura de clara de ovo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório