Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Dicas para sobreviver ao calor e aumentar a energia

Assim que a temperatura sobe, eis que os níveis de energia ficam quase nulos... mas existem formas bastante eficazes (e estranhas) de conseguir evitar a moleza causada pelo calor.

Dicas para sobreviver ao calor e aumentar a energia
Notícias ao Minuto

17:14 - 28/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Verão

Sobreviver aos dias de maior calor não depende apenas da sombra mais próxima ou da bebida mais refrescante. Por vezes, é mesmo necessário recorrer à imaginação e até mesmo às combinações mais improváveis.

A ventoinha é uma das principais aliadas nos dias de calor, mas a sua total eficácia pode estar à distância de um cubo de gelo... ou vários. Colocar uns quantos cubos de gelo numa travessa em frente à ventoinha pode ser o suficiente para conseguir um ar verdadeiramente refrescante.

Uma vez que "as artérias dos pulsos são áreas em que os vasos sanguíneos estão mais próximos da pele" e, por isso, mais sensíveis às temperaturas, pode ser uma boa ideia molhar os pulsos para refrescar. À revista Prevention, o médico Donald Deblock explica que simples gesto é capaz de levar a frescura até ao coração, conseguindo, assim, moderar a temperatura do corpo e reduzir os níveis de cansaço/moleza.

Aplicar uma máscara facial refrescante ou um creme de corpo armazenado no frigorífico são outras formas de atenuar a sensação de calor e ganhar um pouco mais de energia.

Tal como as pastilhas elásticas de menta conseguem uma ação refrescante na boca, os óleos à base desta planta podem também ser aliados na hora de lutar contra as temperaturas quentes, pois a menta possui propriedades que estimulam os nervos recetores de sensibilidade ao frio.

Além dos gelados de gelo e das bebidas não açucaradas frescas, o consumo de alimentos com alto teor de água é também uma excelente aposta, podendo-se optar pela melancia, pelo aipo, pelo pepino, pela laranja, pelo pimento, etc. E por falar em comida, os alimentos picantes podem ser também a solução, tal como já lhe mostrámos aqui.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório