Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Três bons motivos para não ter medo de ser solteiro

A sociedade teima em colocar pressão nas pessoas que não estão comprometidas, mas já o ditado diz que mais vale só do que mal acompanhado. E a ciência concorda.

Três bons motivos para não ter medo de ser solteiro
Notícias ao Minuto

22:04 - 27/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Ciência

Estar solteiro não é o mesmo que estar só, que estar isolado, triste ou até mesmo deprimido. Estar solteiro é estar comprometido... consigo mesmo. E isso é bom, já diz a sabedoria popular e até mesmo a ciência.

Bella dePaulo é uma das mais conhecidas solteiras do mundo da ciência, dedicando grande parte da sua vida profissional a estudar o impacto de não ter uma relação amorosa. Aos 63 anos, conta a BBC, participou numa das conferências TedX e revelou o quão positivo pode ser estar solteiro.

Recorrendo às conclusões de alguns dos seus estudos e de outras investigações científicas, DePaulo listou aquelas que são as três melhores razões para não se ter medo de estar sozinho. Contudo, destaca a especialista, os benefícios deste tipo de 'independência' apenas surgem quando a palavra 'solteiro' não atormenta e não traz preocupações (leia-se, quando se faz 'ouvidos de mouco' a todas as teorias que se ouvem pelas ruas e que dizem que as pessoas solteiras ficam para 'tios e tias').

Ei-las:

1 - Os solteiros têm mais contacto com as pessoas.

Se, por um lado, os casados tendem a 'desaparecer' da vida social e de grupo, por outro, os solteiros acabam por ter mais amigos e por esforçarem-se para mantê-los próximos, algo que fazem também com os pais e que traz benefícios para a saúde (sim, não ter amigos faz tão mal à saúde como fumar).

Diz um estudo realizado em 2015 que as pessoas solteiras "têm mais tendência a manter contacto e a receber ajuda dos pais, irmãos, vizinhos e amigos do que os casados", lê-se na BBC.

2 - Os solteiros tendem a ter mais autonomia e a sentirem-se mais satisfeitos.

Para a cientista, lê-se na publicação, a "autonomia, o propósito" e a sensação de estar "no comando das próprias vidas" é algo que as pessoas solteiras conseguem, pois acabam por focar as atenções em si, na sua carreira e no seu crescimento pessoal e profissional.

3 - Os solteiros podem ter igual ou melhor saúde do que os casados.

Partindo de um estudo revelado este ano pela revista científica Social Forces, a investigadora destaca que estar casado nem sempre é sinónimo de boa saúde e que estar solteiro nem sempre é sinónimo de descuidos. O estudo diz que o casamento até melhora a saúde mental das pessoas - numa perspetiva de bem-estar - mas que o impacto na saúde física não é assim tão notório, algo que acontece ao contrário com os solteiros, que tendem a escolher um estilo de vida que melhor se aproprie.

Um outro estudo já tinha revelado que mais vale estar solteiro do que numa relação infeliz.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório