Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Há um item nos restaurantes onde as bactérias são quase infinitas

Já pensou na quantidade de pessoas que pegam num menu de restaurante?

Há um item nos restaurantes onde as bactérias são quase infinitas
Notícias ao Minuto

20:00 - 27/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Na hora de apontar o dedo aos potenciais habitats de bactérias, o nosso pensamento quase que automaticamente fica invadido por casas de banho ou locais sujos. Mas não é preciso ir tão longe.

De acordo com um estudo levado a cabo por cientistas espanhóis, as cartas de restaurante (os menus) são locais que albergam uma infinidade de bactérias, "até mesmo mais do que a casa de banho, que se desinfetam diariamente".

Por passar de mãos em mãos, correr o risco de cair ao chão e ainda de ser armazenado em mil e um locais distintos, estes menus podem armazenar "milhares de milhões" de bactérias "por centímetro quadrado", sendo a E. Coli a mais comum, seguindo-se a S. Aureus, encontrada "no nariz, na pele, nas feridas e debaixo do cabelo", explica um dos mentores do estudo, o cientista Miguel Ángel López. O E. Coli é uma bactéria que pode resistir até 12 horas, enquanto a S. Aureus pode ficar até um dia.

O estudo salienta que o melhor material para um menu de restaurante é o papel, especialmente se for reciclado. Já o plástico (ou qualquer outro material plastificado) é o menos aconselhado, devendo os menus deste género serem lavados todos os dias, sob o risco das bactérias se propagarem.

Para esta investigação, levada a cabo pela Faculdade de Ciências Gastronómicas Basque Culinary Center e pela Universidad Complutense de Madrid, foram analisados os menus de 12 restaurantes ativos em San Sebastian (Espanha) durante 12 meses.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório