Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

CNN: Lisboa tem os seus encantos, mas o Porto é melhor

Para a CNN, a hegemonia lisboeta tem os dias contados... e tudo por culpa da cidade Invicta.

CNN: Lisboa tem os seus encantos, mas o Porto é melhor
Notícias ao Minuto

16:54 - 27/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Turismo

"Uma mistura única de história, clima ameno, cultura, culinária e vida noturna". É assim que a CNN começa por descrever a "segunda cidade" de Portugal, aquela que vai captando cada vez mais as atenções dos turistas e que promete fazer tremer (com mais força) a hegemonia da capital. Falamos do Porto, claro.

Diz televisão norte-americana que são oito as razões que fazem da cidade Invicta "mais porreira" do que Lisboa, afinal, o Porto "tem certamente muito mais para oferecer", embora este duelo seja tão renhido quanto a indecisão dos turistas que visitam as terras lusitanas.

Para conseguir justificar o seu 'amor' pelo Porto, a CNN aliou-se aos tripeiros (alguns bem conhecidos) e, como não poderia deixar de ser, Rui Reininho (dos GNR) foi um dos que apresentou bons motivos para se preferir o Porto a Lisboa. Das "surpresas barrocas", às "escarpas do granito românico", passando pela "quase obscena sinceridade das pessoas", o músico garante que "quase não é preciso hesitar entre o estilo tropical de Lisboa e o liberalismo europeu do Porto".

E por falar em pessoas, esse é um dos motivos pelos quais os tripeiros vencem os alfacinhas, diz a CNN sustentando-se no depoimento de Sara Figueiredo, vendedora em Serralves. "São as pessoas que fazem do Porto especial. Existe muita história, mas antes de tudo isso são as pessoas de cá, são muito acolhedoras", diz.

No duelo entre o Douro e o Tejo é o 'rio de ouro' que vence, afinal, fica naquela que é possivelmente a região vinícola "mais bela do mundo". Já no que diz respeito às zonas históricas, também a Ribeira leva a melhor a Alfama. Embora "ambas tenham muito em comum", é a construção que as separa e que faz do lado mais "cinzento" do Porto um motivo de preferência: "A Ribeira prefere tons mais escuros e fachadas de azulejos. Está mais forte, mais íntima, talvez até um pouco claustrofóbica, mas a Ribeira - por enquanto - tem uma vantagem", diz a CNN.

As praias do Porto são bem mais próximas do que as de Lisboa, diz a publicação que não parece sequer intimidada com a temperatura (às vezes) gélida do oceano Atlântico a norte. Mas não é apenas a proximidade que faz com que o Porto siga na linha da frente, a zona da Foz é um ponto de atração turística e um dos aspetos mencionados pelo órgão norte-americano.

A vida noturna do Porto é, atualmente, um 'must-see' turístico, embora o duelo com Lisboa (em particular, com o Bairro Alto) continue a ser um dos aspetos mais requisitados pelos turistas. E como a vida noturna pede sempre um 'copito', é o Vinho do Porto o aspeto destacado pela CNN.

A paisagem e as vistas dos miradouros são tão forte no Porto como em Lisboa, mas na Invicta há "vistas que podem tirar o fôlego", como diz o autor Richard Zimler, norte-americano que nasceu no Porto.

Por fim, a CNN destaca um dos espaços preferidos de J.K. Rowling para mostrar como o Porto é melhor do que Lisboa: o Café Magestic. Este espaço requintado que faz as delícias dos turistas, está lado a lado com Café Guarany e o Café Ceuta, também mencionados, na hora de escolher a oitava razão para adorar a Invicta.

Apesar de a CNN ter dado oito bons motivos para se preferir o Porto, não deixou, claro, de elogiar Lisboa e de mostrar que este duelo está longe de ter um vencedor e um vencido.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório