Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Os alimentos que jamais deve cozinhar em frigideiras ou panelas de ferro

Os utensílios de cozinha em ferro fundido são bonitos e ótimos para fazer guisados e outros pratos que precisem de ir ao forno, mas não servem para cozinhar tudo.

Os alimentos que jamais deve cozinhar em frigideiras ou panelas de ferro
Notícias ao Minuto

15:18 - 27/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Culinária

As panelas e as frigideiras de ferro fundido duram uma vida (ou até mais), mas precisam de ser bem tratadas.

Usar pouca gordura ou molho ou tentar cozinhar os ingredientes neste tipo de utensílios vai fazer com que fique sem refeição e que além desta, queime também a panela ou a frigideira.

O site Pure Wow destacou seis alimentos que nunca deve tentar cozinhar em utensílios de ferro fundido:

Ovos. Deve evitar cozinhar alimentos que possa pegar neste tipo de utensílios. Quer fazer ovos mexidos? Se não quer acabar com a frigideira e os ovos queimados, o melhor é guardar a frigideira de ferro fundido e escolher uma anti-aderente.

Molho de tomate. Ingredientes ácidos – como tomate, limão ou vinagre – podem reagir com o metal da panela e fazê-lo passar para a comida, deixando-a com um sabor estranho.

Peixe delicado. As panelas ou frigideiras de ferro fundido são ótimas a reter o calor, o que é ideal para conseguir uma carne com uma crosta bem douradinha, mas que não é nada favorável para o peixe delicado, como linguado, truta ou pescada. Para o peixe com mais tendência para colar ao tacho, escolha um anti-aderente e deixe o de ferro fundido para cozinhar peixes como salmão ou atum.

Sobremesas. Calma, pode usar os utensílios de ferro fundido para fazer doces, mas deve pensar duas vezes antes de fazer a massa de um bolo de chocolate, por exemplo, numa panela de ferro fundido depois de no dia anterior a ter usado para cozinhar peixe. A sua superfície é porosa, o que significa que pode conservar alguns sabores e aromas do que esteve a cozinhar nela.

Comidas frias. Deixe sempre a panela ou a frigideira aquecer bem antes de lhe colocar os ingredientes. Se tentar cozinhar numa panela que ainda está a aquecer, é provável que a comida fique colada.

Pratos húmidos. Pode cozinhar comidas húmidas (molhos, estufados ou bolonhesa) nas panelas de ferro fundido, mas deve retirar a comida da panela mal termine a sua preparação, caso contrário a comida vai continuar a cozinhar com o calor da panela e vai acabar por perder o molho.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório