Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sabe o que está a beber? Eis um guia para escolher a água que compra

Desde analisar o rótulo às últimas tendências, do efeito que algumas águas podem ter no corpo ou de como pode afetar a pele. Eis o guia ideal para escolher a sua água.

Sabe o que está a beber? Eis um guia para escolher a água que compra
Notícias ao Minuto

10:40 - 27/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estilo de vida

H2O, duas moléculas de hidrogénio e uma de oxigénio formam o elemento essencial para a existência de vida no planeta, a água.

Desde o momento em que acorda até quando se vai deitar, a água está presente em vários momentos da vida. Seja para beber, cozinhar ou lavar. Apesar de serem saudáveis, as águas não são todas iguais e devem ser bem escolhidas para que o corpo possa obter benefícios máximos.

Para o ajudar revelamos algumas dicas que a edição brasileira da revista Cosmopolitan partilhou:

Água hidrogenada. Os japoneses surjam com a moda de beber água hidrogenada para tratar problemas de saúde e de beleza. Ao que parece a água hidrogenada estimula processos naturais da pele, como a produção de colagénio,a renovação das células e fortalece o sistema de defesa do corpo. É antioxidante e ajuda o corpo a livrar-se do radicais livres. No entanto, os benefícios a longo prazo da ingestão deste tipo de água precisam de ser estudados.

Atenção ao rótulo. Sim, até na água é preciso ler bem o rótulo. O primeiro passo é verificar a quantidade de sódio. O conteúdo de sódio nas águas engarrafadas pode ir dos 3 mg/l aos 103 mg/l, sendo que este conteúdo resulta surge pelo contacto que a água teve com as rochas do subsolo. No entanto, índices de sódio acima de 20 mg/l costumam resultar da adição de sódio para equilibrar outros fatores, como os sais ou o pH.

“Uma água com muito sódio pode ser responsável pelo mau funcionamento dos rins e também provocar retenção de líqudis”, afirma o médico de clínica geral Julio Bergmann.

Também deve estar atento ao pH da água, uma escala que med o nível de acidez da água – entre 0 e 7 é ácida e entre 7 e 14 é alcalino. “O ideal é escolher águas ligeiramente alcalinas, que ajudem a neutralizar o pH ácido do estômago e melhoram a digestão”, explica Sonia Corazza, engenheira química especialista em cosmetologia.

Deve ainda escolher águas com altos níveis de minerais importantes para a saúde, como potássio e magnésio.

Se escolher beber água da torneira, certifique-se de que é segura e, de preferência, use um filtro para a purificar um pouco.

Quanto à quantidade de água que deve beber, a nutricionista Ana Poletto revela que não é obrigatório consumir os dois litros de água. Recomenda: “O necessário é ingerir 35 ml de água por cada quilo do seu peso”.

Sente que a água da torneira não é muito amiga da sua pele? As águas tratadas com cloro podem secar demais a pele e fazer com que esta perca as suas defesas naturais. Pode optar por usar água engarrafada para lavar o rosto, utilizando sempre um sabonete indicado para a sua pele, um desmaquilhante antes, se for o caso, e um tónico e um creme hidratante depois da limpeza do rosto.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório