Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Por que não faz bem respirar pela boca

Respirar pela boca, em vez de respirar pelo nariz, pode trazer sintomas incómodos e até problemas de saúde.

Por que não faz bem respirar pela boca
Notícias ao Minuto

07:42 - 27/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

Geralmente por culpa das obstrução nasal, mas também por hábito ou defeitos anatómicos, por vezes, acabamos por ter de respirar pela boca, em vez de o fazer pelo nariz.

Quando respiramos normalmente pelo nariz, o ar que inspiramos é aquecido e húmido antes de chegar aos pulmões. Já se temos dificuldade em respirar pelo nariz somos obrigados a respirar pela boca inspirando ar frio e seco.

Como reporta a Reader’s Digest, um dos efeitos colaterais mais comuns de respirar pela boca é ficar com a boca extremamente seca. Em condições normais, a saliva está continuamente a limpar as bactérias da boca, mas se a boca estiver seca, é mais comum que as bactérias ‘tomem posse’ e provoquem problemas como as cáries.

Em crianças, respirar pela boca também pode levar a deformidades esqueléticas permanentes. Isto porque promove o crescimento do maxilar superior, ao invés da mandíbula inferior. "O resultado é uma grande mordida da parte superior e um sorriso cheio de gengivas", explica o Dr. Harry Hoediono, presidente da Ontario Dental Association.

Respirar pela boca também originar problemas de sono, fazendo com que se acorde a meio da noite por falta de oxigénio ou apneia do sono.

As pessoas que costumam respirar pela boca têm gengivas cronicamente vermelhas e inflamadas, mesmo que tenham uma boa saúde oral. Sendo que as gengivas também podem sangrar com frequência e os dentes podem apresentar mais cáries do que seria de esperar. Também pode ter sintomas como comichão na garganta ao acordar ou mau hálito permanente.

Os especialistas dizem que se deve procurar um especialista para tentar perceber a origem do problema e resolvê-lo, de forma a que se recupere a respiração pelo nariz, se possível.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório