Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Os suplementos que pode tomar e os que deve evitar

A toma de suplementos à base de vitaminas e minerais tem-se assumido como uma moda, mas, como como tantas outras, existem riscos.

Notícias ao Minuto

23:11 - 25/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Não há melhor suplemento vitamínico ou mineral do que aquele que tem origem na nossa alimentação. Esta ideia tem vindo a ser defendida pelos mais recentes estudos científicos e foca-se, sobretudo, na importância de olhar para os alimentos como verdadeiros medicamentos, excluindo tudo o que possa ser artificial.

Contudo, nem sempre é possível seguir a tese de Hipócrates, que diz para fazermos do nosso alimento o nosso remédio. E prova disso é o estilo de vida acelerado que levamos nos dias de hoje e a imensidade de stress que sentimos, dois fatores que andam sempre lado a lado e que interferem negativamente com o nosso organismo e com a capacidade de absorvermos o que de melhor os alimentos têm para nos dar.

Mas, se por um lado existem suplementos que até podem ser benéficos (como é o caso da vitamina D, que fortalece a saúde óssea), outros podem ser completamente desnecessários por pouco ou nada acrescentarem à saúde, como acontece com os antioxidantes.

Como destaca o site Business Insider, a toma de suplementos (em comprimidos, cápsulas ou pó) deve ser feita sempre com o aconselhamento de um médico ou especialista, pois só assim é possível saber se a escolha é a mais acertada ou se estamos a dar ao corpo algo que não precisa, aumentando, com isso, o risco de toxicidade.

Clique nas imagens acima e saiba que suplementos pode tomar e os que deve evitar (salvo indicação contrária do médico, como é claro). Se preferir apostar sempre na alimentação, fique a par do 'suplemento' mais indicado para cada mal de saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório