O verão é, para muitos, a estação mais esperada do ano, contudo, até mesmo os maiores amantes do calor 'sofrem' quando as temperaturas ficam demasiado altas... como acontece, facilmente, quando se está a cozinhar.
Manter a cozinha fresca nos dias de maior calor não é uma tarefa impossível, mas baixar a persiana quando o sol bate não chega... muito menos no momento em que se está a cozinhar e a criar todo um ambiente quente e húmido nessa divisão da casa.
Para que a cozinha fique fresca (dentro do possível, claro) é preciso adotar algumas estratégias mais certeiras quando se está a confecionar alimentos e o micro-ondas pode ser um verdadeiro aliado no verão, facilitando o aquecimento e até mesmo a cozedura dos alimentos sem que a cozinha fique mais quente, lê-se no site da revista Prevention.
Mas se o uso do forno ou do fogão é indispensável, o melhor é mesmo preparar todos os alimentos antes de os cozinhar. Aqui, o truque está em preparar de uma só vez, meter tudo na panela e 'fugir' da divisão até que tudo fique pronto, sendo, porém, também importante cozinhar em lume brando ou com o forno numa temperatura não muito alta.
Para quem quer usar o menos lume possível, o mais indicado é desligar o forno e o fogão momentos antes da comida ficar pronta, deixando a temperatura interna continuar a cozedura. Como destaca a publicação, usar as tampas dos tachos e das panelas também ajuda a evitar a dissipação do calor, assim como recorrer à panela de pressão que, embora liberte vapor, é mais rápida.
Manter desligados da tomada todos os eletrodomésticos que não são necessários no momento também ajuda a evitar a concentração do calor.