Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Os três comportamentos essenciais para ter até mais sete anos de vida

Aquilo que faz diariamente tem um peso tremendo na saúde futura e a longevidade pode estar 'apenas' dependente de três simples fatores.

Os três comportamentos essenciais para ter até mais sete anos de vida
Notícias ao Minuto

22:00 - 25/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

O estilo de vida tem-se assumido, segundo a ciência, como o fator com mais peso para a saúde, seja para ganhá-la ou até mesmo perdê-la. Os hábitos diários - até mesmo os mais inofensivos - são determinantes para prevenir ou agravar determinadas patologias, contudo, existem três 'simples' fatores que fazem toda a diferença.

Segundo o estudo publicado na revista científica Health Affairs, não fumar, ter um peso saudável e consumir bebidas alcoólicas com moderação não só dá saúde, como pode mesmo acrescentar mais sete anos de vida a uma pessoa.

Levado a cabo pela Universidade do Michigan e pelo Instituto para Estudos Demográficos Max Planck, ambas instituições dos Estados Unidos, o estudo comprovou que nunca ter fumado e apresentar um índice de massa corporal (IMC) inferior a 30 é meio caminho andado para acrescentar quatro anos à esperança média de vida dos homens e cinco anos à esperança média de vida das mulheres, lê-se no site da revista Health, que destaca ainda a importância de não ter um estilo de vida sedentário.

No que diz respeito ao consumo de álcool, a esperança média de vida podia aumentar até sete anos se os os homens ingerissem menos de 14 bebidas por semana (dois copos de vinho por dia, por exemplo) e as mulheres se ficassem pelas sete bebidas no mesmo período.

Como destaca o autor do estudo, o professor Neil Mehta, "os comportamentos importam, não apenas para saber quanto mais tempo vamos viver, mas também para sabermos o quão saudáveis vão ser esses anos".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório