Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Às voltas na cama? O que jamais deve fazer

Esqueça os carneirinhos.

Às voltas na cama? O que jamais deve fazer
Notícias ao Minuto

22:50 - 24/07/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Dicas

Dormir é, possivelmente, a tarefa mais básica e simples de todas... ou pelo menos deveria sê-lo. Se para algumas pessoas basta 'cair' na cama e fechar os olhos para entrar num sono profundo, para outras o simples ato de adormecer é uma tarefa hercúlea e digna de um filme.

Embora deitar cedo possa não ajudar a dormir melhor, ir para a cama apenas quando já se está 'mais para lá do que para cá' pode também não ser a melhor ideia, pois isso é muitas vezes sinónimo de exaustão e de falta de rotina, dois fatores que interferem com a qualidade do sono.

Mas, se, por um lado, a qualidade do sono depender das horas dormidas e da quantidade de vezes que se acorda a meio da noite, por outro, a capacidade de adormecer em poucos minutos é um dos aspetos que mais importância tem, pois quanta maior for a dificuldade em adormecer, maior é o stress e a probabilidade de ficar mais tempo de olho aberto.

Quando se anda às voltas na cama sem conseguir cair no sono, a tentação de fazer 'trinta por uma linha' para se conseguir voltar a adormecer é grande, mas o melhor é mesmo jogar pelo seguro. Como explica o site El Confidencial, tomar comprimidos para dormir não é uma opção, não só por aumentar o risco de problemas de saúde, como também por poder causar dependência e, com isso, apresentar um efeito contrário ao pretendido.

Sair da cama quando não se consegue adormecer ou voltar a adormecer (nos casos de acordar a meio da noite) pode até ser uma boa opção, salvo quando os níveis de stress estão já elevados. Neste caso, sair da cama pode mesmo aumentar a ansiedade e, por consequência, intensificar a insónia.

Como já lhe contámos aqui, contar carneirinhos pode também não ser uma boa escolha e mais uma vez por culpa da sensação de ansiedade, que tende a intensificar-se com o aumentar da consciência de que não se consegue dormir, consciência essa que se torna cada vez maior com a tendência de olhar para o relógio vezes sem conta.

Se quer ter um sono de qualidade, estas são as regras de ouro a seguir. Se o que precisa mesmo é de recuperar de uma noite mal dormida, eis o que deve fazer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório