Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Não é preciso chegar à obesidade. Basta engordar 5 kg para a saúde sofrer

Estudo revela que, na idade adulta, basta ultrapassar cinco quilos para além do peso ideal para aumentar o risco de doenças crónicas.

Não é preciso chegar à obesidade. Basta engordar 5 kg para a saúde sofrer
Notícias ao Minuto

13:25 - 24/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

A maior parte dos adultos ganha peso de forma gradual e à medida que vai envelhecendo, mas um novo estudo revela que mesmo engordar de forma modesta (cinco quilos) além do peso ideal, na meia idade pode significar um risco mais elevado de desenvolver doenças crónicas como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e cancro.

De acordo com o estudo realizado por investigadores da Universidade, e publicado na revista científica Journal of the American Medical Association (JAMA), os jovens adultos estão a engordar mais e isso está a aumentar o seu risco de desenvolver doenças crónicas e ter uma morte prematura.

Segundo as conclusões do estudo, como reporta o site Health 24, engordar cinco quilos já está associado a um risco 30% maior de desenvolver diabetes tipo 2, 14% maior de desenvolver hipertensão e 8% maior de desenvolver doenças cardíaca ou AVC.

Cada cinco quilos acima do peso ideal também estava associado a 6% mais risco de desenvolver um cancro relacionado com a obesidade, 5% mais risco de morrer prematuramente e 17% menos probabilidade de ter um envelhecimento saudável.

Para este estudo os investigadores da Universidade de Harvard analisaram 92.837 mulheres e 25.303 homens em duas fases, uma no início da vida adulta (aos 18 anos nas mulheres e as 21 nos homens) e outra durante a meia idade, aos 55 anos. Em média, como noticia a revista Veja, as mulheres ganharam 12,6 kg em 37 anos e os homens 9,7 kg em 34 anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório