Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Como o corpo reage se exagerar na vitamina C

Os suplementos de vitamina são dos mais tomados. Apesar de ser saudável tomar uma dose extra de vitamina C, os especialistas alertam para o risco de exagerar na dose e os sintomas que isso pode provocar.

Como o corpo reage se exagerar na vitamina C
Notícias ao Minuto

09:23 - 24/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

A vitamina C protege as células e ajuda-as a manter-se saudáveis, promove a saúde da pele, dos vasos sanguíneos, dos ossos e da cartilagem, contribuindo para a cicatrização de feridas e lesões. Há até estudos que sugerem que esta vitamina fortalece o sistema imunitário podendo prevenir gripes e constipações ou fazendo com que estas durem menos.

Com tantos benefícios que traz, é normal que muitas pessoas tenham começado a tentar aumentar a dose que normalmente consomem através da alimentação (presente em laranjas, pimentos, morangos ou brócolos, por exemplo), apostando em suplementos alimentares. Os especialistas alertam para o risco de exagerar na dose – a dose recomendada é de 40 mg por dia.

A falta de vitamina C pode levar ao desenvolvimento de escorbuto, uma doença que traz sintomas como dores musculares e articulares, cansaço, pontos vermelhos na pele e sangramento e inchaço das gengivas. Apesar de muitas pessoas não conseguirem consumir a dose diária recomendada de vitamina C – os 40mg devem ser consumidos todos os dias, uma vez que a vitamina não se armazena no corpo – é possível, com alimentação e suplementos chegar aos 1.000 mg, uma dose que pode provocar sintomas desagradáveis como dor de estômago, diarreia e flatulência. Há estudos que sugerem ainda que o excesso de vitamina C pode aumentar o risco de desenvolver pedras nos rins.

Como reporta o Express britânico, isto ocorre porque se consumir mais vitamina C do que o corpo precisa, o resto terá de ser excretado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório