Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Choques elétricos para tratar obesidade? Técnica é estudada no Brasil

O tratamento inovador recorre a correntes elétricas de baixa intensidade que atuam na área cerebral responsável pelo controlo do apetite.

Choques elétricos para tratar obesidade? Técnica é estudada no Brasil
Notícias ao Minuto

14:39 - 20/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Quem não consegue emagrecer, mesmo depois de várias tentativas e dietas, pode no futuro ter uma nova esperança. Uma terapia com choques elétricos está a ser testada no Brasil.

O tratamento, que já foi testado em 10 países e que está a ser agora estudado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, consiste na aplicação de correntes elétricas de baixa intensidade que atuam na área cerebral responsável pelo controlo do apetite.

Estas pequenas descargas elétricas deverão conseguir alterar hábitos alimentares, uma vez que deverá gerar a perda de sensação de fome e vontade de comer, e, por consequência, combater a obesidade. As voluntárias garantem que o tratamento não dói.

Como reporta o G1 do jornal Globo, este estudo conta com a participação de 36 mulheres, com idades compreendidas entre os 24 e os 40 anos e um índice de massa corporal entre os 30 e os 35 (considerado obesidade). As voluntárias irão fazer 10 sessões de estímulos elétricos (duas semanas) em simultâneo com uma dieta hipocalórica e depois deverão regressar a casa com uma dieta desenvolvida pela equipa de investigadores. Deverão ser seguidas por seis meses para se perceber quais os resultados.

Este estudo está a ser realizado em parceria com a Universidade Tufts e a Escola de Medicina de Harvard, ambas norte-americanas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório